Sex, 08 de Fevereiro de 2019 17:07

Show Rural de Cascavel movimenta R$ 2,2 bilhões em negócios


Volume de vendas superou o alcançado em 2018; em cinco dias, mais de 288 mil pessoas visitaram a feira; ministra da Agricultura sugeriu que exemplo de cooperativismo seja levado a outros estados.

O 31º Show Rural de Cascavel, no oeste do Paraná, alcançou a expectativa inicial e movimentou R$ 2,2 bilhões em negócios, superando a marca anterior alcançada em 2018.

Em cinco dias de feira agropecuária - a primeira do calendário do agronegócio no país -, 288.802 pessoas passaram pelo Parque Tecnológico da Coopavel.

O balanço foi apresentado pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, nesta sexta-feira (8), último dia de evento, que também contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

A ministra defendeu, entre outros, a ampliação e a facilidade de acesso ao seguro rural, um "olhar especial do estado para os pequenos e médios produtores" e que o exemplo de cooperativismo do Paraná seja replicado em outros estados. Confira a entrevista abaixo.

"Nós precisamos diminuir as diferenças regionais. Na agropecuária, nós podemos fazer isso com os pequenos só através do cooperativismo. Porque quando eles se juntam você consegue dar escala, assistência técnica e organizar aquelas cadeias produtivas. Nós precisamos pegar os exemplos bem sucedidos aqui no sul do país e levar para as regiões onde o cooperativismo ainda não é tão forte", apontou ao citar a política de desenvolvimento voltada ao semiárido brasileiro.

Entre as novidades deste ano, Grolli destacou a primeira maratona digital voltada às soluções para o campo. O presidente confirmou também a data da 32ª edição do Show Rural: de 3 a 7 de fevereiro de 2020. (G1/Oeste)

S5 Box