segunda, 19 de agosto de 2019


Dom, 24 de Fevereiro de 2019 15:04

Jaime Lerner vai ‘dar um jeito’ no “minhocão” paulistano

Minhocão agora incomoda Minhocão agora incomoda


A Prefeitura de São Paulo anunciou que o Elevado João Goulart, mais conhecido como Minhocão, deixará de servir exclusivamente como local de passagem de veículos para dar lugar a um Parque Linear. O projeto estrutural, que contempla iluminação, acessos, sistema viário e transporte público, deve começar a ser executado ainda este mês. Ele tem conceito urbanístico e referências do arquiteto e ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner. O custo estimado é de R$ 38 milhões e a previsão de entrega é dezembro de 2020.

Concebido na década de 70 para ligar as zonas leste e oeste da cidade, a desativação do Minhocão vem sendo debatida há décadas. O elevado prejudica moradores das redondezas, que convivem com poluição sonora, atmosférica e visual provocada pela constante circulação de veículos. A via, no entanto, tem importância na fluidez do trânsito, sobretudo no centro da capital paulista.

Por isso, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu esclarecimentos ao secretário municipal de Urbanismo e Licenciamento, Fernando Barrancos Chucre. A preocupação é, justamente, os impactos provocados ao tráfego de automóveis com a desativação do Minhocão. O secretário foi chamado para comparecer ao MP-SP na próxima quarta-feira (27) para apresentar os estudos sobre o assunto.

S5 Box