Sáb, 23 de Fevereiro de 2013 10:14

Rossoni leva sua Alep mambembe para Apucarana


A Assembleia Legislativa promoverá na próxima quarta-feira (27), no município de Apucarana, na região Centro-Norte do Paraná, a primeira sessão de interiorização deste ano. A sessão especial, que marca o processo de descentralização dos trabalhos do Poder Legislativo, será a sétima desta Legislatura, e dá prosseguimento ao projeto que começou a ser desenvolvido em 2011, com o objetivo de prestação de contas e também para ouvir diretamente da população, das entidades de classe e da sociedade organizada quais as principais demandas de cada região.

Segundo o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente do Poder Legislativo, a proposta de descentralizar as atividades da Assembleia possibilita um levantando permanente das principais demandas dos diferentes municípios, com os parlamentares presentes nessas localidades e interagindo com os cidadãos. Além disso, ele frisa que essa é uma oportunidade para o Parlamento prestar contas à sociedade sobre as ações administrativas que têm transformado profundamente a Assembleia nos últimos dois anos, desde a eleição e a posse da Mesa Executiva da Casa, em fevereiro de 2011.

Prestação de contas – A primeira sessão itinerante foi realizada em Londrina, no dia 17 de março de 2011, e contou com a participação do governador Beto Richa, que prestigiou a iniciativa. Na ocasião, o presidente da Assembleia reiterou a importância do projeto de interiorização da Casa, bem como a intenção de percorrer todas as regiões do Paraná. Posteriormente aconteceram reuniões nas cidades de Cascavel, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Maringá.

“Não canso de destacar que a Assembleia Legislativa não é apenas de Curitiba e sim de todo o Paraná. As interiorizações permitem esse contato direto dos deputados com os mais variados setores da sociedade, que normalmente participam dos encontros, trazendo suas reivindicações e reclamações. Isso nos dá elementos para uma atuação parlamentar muito mais vigorosa, porque estaremos muito melhor sintonizados com os paranaenses, destinatários do nosso trabalho parlamentar”, afirmou Rossoni, ao falar sobre as ações de interiorização durante a sessão realizada em Maringá, no ano passado.

O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, lembra que a interiorização em Apucarana será a terceira a ser realizada pelo Legislativo paranaense na região Norte do Estado. As outras duas ocorreram em Londrina e Maringá.  “Será mais uma oportunidade de prestarmos contas das ações desenvolvidas na Assembleia Legislativa e ouvirmos reivindicações e propostas feitas pela população local”, reitera. De acordo com o 1º secretário, a realização das interiorizações permite que os parlamentares conheçam melhor as demandas de cada região do Estado: “Com as informações em mãos, os deputados têm subsídios para apresentar projetos, transformando o Legislativo em um instrumento de viabilização das propostas em sintonia com as necessidades regionais”.

A integração cada vez maior do Parlamento com os paranaenses, igualmente, é enaltecida pelo deputado Ademir Bier (PMDB), 2° secretário da Assembleia. Bier observa que estamos participando de um momento histórico, quando o Poder Legislativo estadual adota medidas que se tornam exemplo para o país, e presta contas em sessões realizadas no interior, indo até onde estão os cidadãos. O deputado peemedebista conta ainda que já esteve presente nas reuniões que aconteceram em Foz e em Cascavel, quando teve a oportunidade de conversar com inúmeras lideranças, ouvindo e vendo de perto as reivindicações dessas comunidades.

Homenagens – Durante o encontro em Apucarana a Assembleia Legislativa fará a entrega do título de Cidadão Benemérito do Paraná ao jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira e prestará homenagens a doze ex-deputados estaduais da região. Assim como já aconteceu em outras descentralizações, o reconhecimento aos deputados que passaram pela Casa e deixaram suas marcas na história da política estadual acontece nas cidades onde os parlamentares iniciaram suas trajetórias políticas.

Serão homenageados os seguintes ex-deputados: José Scarpellini, Orlando Pessuti, João Falavinha Iensen, Antonio Costenaro Neto, Paulo Maia de Oliveira, Ratinho Junior (secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná), Vanderlei Iensen (in memoriam), José Colombino Grassano, Irondi Pugliesi, Jorge Amin Maia Filho, Jorge Amin Maia (in memoriam) e Antonio dos Santos Maciel Filho.

Título – Já a homenagem ao jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira, mais conhecido como Taquinho, que será agraciado com o título de Cidadão Benemérito, foi proposta pelo deputado Evandro Junior (PSDB) e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Assembleia. O jornalista é diretor superintendente do Grupo Tribuna de Comunicação, composto pelos jornais Tribuna do Norte, de Apucarana, e Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, a Grafinorte, uma das principais gráficas do Paraná, a Rádio Tribuna FM e os sites JM News e TN Online.

"É um privilégio conceder esse título a uma pessoa digna como o meu amigo Baltazar Eustáquio de Oliveira – o Taquinho – que tem Apucarana no coração e trabalha para o desenvolvimento do município. Taquinho é da área de comunicação e um grande parceiro do município e da administração em vários projetos, uma homenagem merecida e que nos dá muito orgulho em participar", declarou o deputado Evandro Junior, ao falar sobre a solenidade. Taquinho começou a trabalhar aos onze anos de idade, quando estudava de manhã e atuava como office-boy no Fórum de Apucarana. Aos 16 anos já assinava uma coluna do jornal Tribuna da Cidade. De colaborador, passou a editor-chefe e acionista. Atuou ainda em emissoras e jornais da região. Em 1985, após deixar a Tribuna da Cidade, fundou o Jornal do Norte, periódico que começou com tiragens semanais até se tornar diário e o primeiro jornal de Apucarana impresso em cores. Em 1991, houve então a fusão dos jornais diários da cidade, a Tribuna da Cidade e o Jornal do Norte, resultando na Tribuna do Norte, embrião do Grupo Tribuna de Comunicação.

A sessão de interiorização em Apucarana acontece no Cine Teatro Fênix, espaço multicultural localizado no centro da cidade, com início marcado para as 18 horas.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box