quarta, 19 de dezembro de 2018


Dom, 21 de Abril de 2013 12:23

Prefeitura vai ‘deportar’ nosso jacaré do Barigui para o Pantanal. Ninguém vai protestar???


O jacaré-do-pantanal capturado no Parque Barigui e levado ao Zoológico de Curitiba, em novembro de 2012, será encaminhado para o Centro de Recepção de Animais Selvagens de Mato Grosso do Sul. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Paraná autorizou a transferência do aninaml em abril. A prefeitura informou que a transferência ainda não tem uma data definida e que os trâmites burocráticos estão sendo encaminhados. Ele deve ser solto no Pantanal sul-mato-grossense, local de onde é nativo.

Após ser retirado do parque, o jacaré ficou abrigado no Zoológico até que outra alternativa para o destino do animal fosse encontrada. O animal foi capturado do Barigui porque, segundo a prefeitura, colocava em risco a rotina do parque. De acordo com a chefe de divisão de zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a bióloga Tereza Cristina Castellano Margarido, ele deve ter sido deixado no lago do parque quando ainda era filhote.

Outro jacaré, de pequeno a médio porte, continua no lago do Parque Barigui. Conforme a prefeitura, o local é constantemente monitorado por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Jacaré na ciclovia
Em outubro de 2012, o jacaré foi visto rastejando pela ciclovia do parque. A advogada Tiane Melo havia flagrado o réptil dividindo o espaço com os frequentadores. Na época, ela contou ao G1 que estava andando quando viu o animal saindo do lago e indo em direção à ciclovia. Segundo Tiane, o jacaré ficou cerca de dez minutos e depois voltou para a água. Ela relatou que as pessoas estavam tranquilas e sem pânico. “Foi divertido”.

A advogada fez um vídeo do jacaré, mas garantiu que manteve uma distância segura do animal para fazer o registro. No dia do flagrante, os policiais responsáveis pelo patrulhamento do parque  pararam no local para evitar que os curiosos chegassem muito perto do réptil.

S5 Box