domingo, 21 de outubro de 2018


Ter, 23 de Abril de 2013 08:52

Vacina contra gripe para todas as crianças



Crianças entre dois e doze anos ficaram de fora da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que teve início neste final de semana. Conforme perfil epidemiológico do Governo Federal, no ano passado o público dessa faixa etária apresentou maior número de casos de vírus respiratórios. Para evitar que as estatísticas se repitam, vereadores de Curitiba protocolaram requerimento urgente à Prefeitura para que esse grupo seja incluído na campanha.



Desafogar os atendimentos em postos de saúde e hospitais de pronto atendimento e principalmente evitar a disseminação do vírus da gripe para o público infantil justificam a urgência do pedido dos vereadores Valdemir Soares (PRB) e Cristiano Santos (PV). Para eles, o grupo nessa faixa etária é o mais sensível depois dos já contemplados como prioridades para receberem a vacina. O pedido foi aprovado em sessão plenária nesta segunda-feira (22) e protocolado para envio.



Orientações do Ministério da Saúde indicam que pequenas partículas produzidas pela tosse, espirro ou durante a fala, além do contato das mãos com superfícies contaminadas já transmitem o vírus. Contato esse, frequente nas escolas, onde não há possibilidade de afastar o público infantil do convívio, no qual estão suscetíveis à doença. Fora do grupo prioritário e sem previsão de prorrogação do programa, os pais precisam recorrer às iniciativas particulares para proteger seus filhos.



O valor da dose da vacina é de aproximadamente 80 reais, segundo assessoria do Laboratório Frischmann Aisengart e a procura é grande; tanto que no ano passado houve picos de 1,5 mil vacinações diárias nas unidades do laboratório e em empresas.



A estudante Lenise Evers (26), vive essa realidade diária. Cada um de seus três sobrinhos, com idades de 2, 5 e 7 anos dividem a sala de aula com mais de dez alunos e ninguém da família pode deixar de trabalhar por um resfriado que atinja as crianças. “Às vezes a mãe não percebe que aquilo pode ser mais que um resfriado, leva para a escola e os demais amiguinhos pegam, pois fazem atividades juntos, alguns possuem imunidade baixa, e estão muito mais propícios a serem contaminados com o vírus da gripe.”


Campanha de Vacinação

A determinação do Ministério da Saúde limitou, para receberem a dose, crianças entre 6 meses a 2 anos de idade, gestantes, pessoas com mais de 60 anos, indígenas, mulheres com pós parto de ate 45 dias, detentos do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas.

--




Twitter - Políticos

Michel Temer


Beto Richa


Rafael Greca


Álvaro Dias


Gleisi Hoffman


Roberto Requião

S5 Box