Seg, 08 de Julho de 2013 09:31

Ideli Salvatti vai ‘espirrar’ do governo nesta semana, diz jornal


A presidente Dilma Rousseff disse a interlocutores que decidiu mudar sua articulação política, mas não fará a troca enquanto for mantida a pressão de aliados, principalmente dos petistas, pela demissão da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Segundo um conselheiro presidencial, Dilma avalia que Ideli "já deu sua contribuição" e será substituída para aperfeiçoamento da relação com a base aliada, segundo divulga o jornal Folha de S.Paulo.

O interlocutor, que esteve com a petista na semana passada, acrescentou que ela mantém o apoio ao ministro Guido Mantega (Fazenda), apesar do aumento das pressões dentro e fora do governo por sua troca.

Segundo colaboradores da presidente, há no governo expectativa de que a própria Ideli entregue o cargo durante o recesso parlamentar, a partir da semana que vem.

Na quinta, Ideli sofreu um novo golpe: Dilma transferiu para a Casa Civil a tarefa de acompanhar o atendimento das emendas parlamentares.

Com o rearranjo, a ministra da pasta, Gleisi Hoffmann, fica encarregada de cobrar dos demais ministérios a liberação de recursos em atendimento a emendas. E Ideli perde seu principal trunfo para negociação com deputados e senadores.

Contrariada com o esvaziamento, Ideli chegou a manifestar a aliados a disposição de entregar a cadeira na sexta-feira. Mas rendeu-se ao argumento de que não terá para onde ir, já que não tem mandato, e que a transferência é temporária.

Procurada, Ideli disse, por intermédio da assessoria, que "considera fofoca qualquer especulação nesse sentido".

SOBREVIDA

No sábado, Dilma divulgou uma nota negando a pretensão de fazer sua reforma ministerial. E, ontem, Ideli esteve no Palácio da Alvorada para discutir a pauta para a marcha dos prefeitos.

Embora tenha ganhado uma sobrevida, a ministra continua em situação desconfortável. E a divulgação da nota é encarada como uma senha para que ela tome a iniciativa de pedir demissão.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box