domingo, 18 de agosto de 2019


Seg, 30 de Maio de 2016 14:04

Aprendizes de baderneiros deixam escolas invadidas em Maringá


Os estudantes que ocuparam três colégios estaduais em Maringá, no norte do Paraná, em protesto deixaram as escolas na manhã desta segunda-feira (30). Os alunos retiraram faixas e cartazes, que foram fixados em muros e portões, e entregaram as chaves aos diretores. Os estudantes decidiram pela desocupação em troca de uma reunião com o governador Beto Richa(PSDB), que deve ocorrer no início da tarde. Os protestos duraram onze dias.

A desocupação foi aprovada após a realização de uma assembleia entre alunos dos colégios e representantes da União Paranaense de Estudantes Secundaristas (Upes) no domingo (29).

Os manifestantes pedem melhorias na infraestrutura das escolas, na merenda e também cobram resultados da Operação Quadro Negro, que investiga desvios na construção e reforma de escolas estaduais.

O presidente da Upes Matheus dos Santos garantiu a desocupação, mas afirmou que se as reinvindicações não forem atendidas pelo governador, mais colégios podem ser ocupados, posteriormente.

Análise de cada caso
Sobre as melhorias na infraestrutura das escolas, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) reforçou que vai analisar caso a caso e que vai investigar a situação nos colégios ocupados. Sobre os desvios descobertos na Quadro Negro, a Seed informou que uma sindicância interna está em fase de conclusão.

A Seed informou que a reunião entre representantes do governo e estudantes deve ocorrer no início da tarde desta segunda-feira. Antes da retomada das aulas, o Núcleo Regional fará uma vistoria nas escolas que foram ocupadas.

A previsão é de que as aulas no colégio Gerardo Braga sejam retomadas nesta terça-feira (31), nos outros dois colégios ainda não há data definida. A secretaria ainda deve decidir os critérios de reposição de aulas, uma vez que 2.117 alunos de três escolas ficaram sem aulas no período. (A notícia é do G1, o título é de Panorama)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box