segunda, 16 de setembro de 2019


Sex, 30 de Setembro de 2016 12:55

De Cicero Cattani aos eleitores do PR: “Voto útil sim. Branco ou abstenção nunca”


Está chegando a hora do cidadão se encontrar com a sua própria consciência. De olhar para trás, para os movimentos de rua, para o  Lava Jato, para a defenestração de Dilma, para a  deplorável votação do impeachment na Câmara, aos Cunhas da política – eles são muitos – e pôr a mão na consciência, sim. Esse encontro está marcado para domingo. É da essência da democracia comparecer às urnas eleitorais.

E voltar a votar no provável segundo turno e passar a limpo, verdadeiramente e com conhecimento,  os dois candidatos escolhidos na primeira rodada. Gustavo Fruet e Rafael Greca – e por que não Requião Filho ou Ney Leprevost? Maria Victoria ou Tadeu Veneri? – seriam os dois nomes prováveis à nova disputa, segundo as cada vez mais desacreditadas pesquisas eleitorais (Vide o questionado  instituto Opinião, eivado de suspeitas de pertencer ao grupo que patrocina o Ney).

Na dúvida de “perder” o voto, vote naquele que lhe parecer ser o melhor candidato entre os oito na disputa pela prefeitura. O voto útil é legítimo para levar à nova escolha, visto que seu preferido não tiver condições de chegar lá.

A eleição do desencanto chega ao primeiro turno com o voto útil como variável em alta.

No Rio, 36% dos entrevistados pelo Datafolha entraram na semana decisiva abertos à possibilidade de mudar de candidato. Em São Paulo, 34%.

Entre os gatilhos de mudança, ganha importância o mecanismo que leva o eleitor a abdicar do nome de sua preferência na expectativa de contribuir para um determinado resultado: forçar um segundo turno onde ele é dúvida, assegurar diversidade na etapa final, providenciar adversário competitivo para um líder inconteste. Em resumo, optar pelo que lhe parecer “menos ruim”, escreve a comentarista política de O Globo e da Globo News.

(Do blog do jornalista Cicero Cattani)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box