terça, 17 de setembro de 2019


Seg, 03 de Outubro de 2016 18:17

Multa para quem não votou só vale se não houver justificativa, diz TRE; tire as dúvidas sobre o 2º turno


Em todo o Paraná, três cidades vão decidir as eleições no segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro: Curitiba, Maringá e Ponta Grossa. Junto com a nova disputa, surgem as dúvidas dos eleitores: quando começa a propaganda na televisão e no rádio? Eu posso votar no segundo turno mesmo não tendo participado do primeiro?

Confira abaixo a resposta para essas perguntas:

Propaganda na TV e no rádio

Segundo o assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marden Machado, os dois candidatos terão o mesmo tempo de propaganda eleitoral na televisão e no rádio, que são permitidas a partir do próximo dia 15. “Na TV, o bloco será de 20 minutos, 10 para cada um. No rádio, as inserções serão de 70 minutos diários, 35 para cada. Isso se encerra dois dias antes da votação”, esclareceu.

Voto apenas no segundo turno

Machado ainda explica que, se o eleitor não tiver nenhuma pendência nas eleições anteriores, ele pode comparecer à seção mesmo não tendo votado no primeiro turno. “Isso é possível, mas as pessoas precisam ter consciência que, nesse caso, ainda precisam justificar a ausência na primeira votação. Basta ir até um cartório a partir de hoje até o dia 1º de dezembro. Não se justifica falta votando no segundo turno, isso não existe, é lenda urbana”, reforçou o assessor.

Multa

De acordo com Machado, a justificativa define se há ou não a cobrança da multa de R$ 3,51 para quem não votou. “Não é necessário pagar o valor se o motivo da ausência for um problema de saúde ou por força do trabalho, por exemplo, se a pessoa atua em regime de plantão ou apareceu um serviço extraordinário para fazer. Nesses casos, ela leva a declaração, do médico ou do emprego, até o cartório”.

Se não justificar

Quem não justificar a ausência até o dia 1º de dezembro será impedido de fazer passaporte e identidade; de receber o salário se for funcionário público; de realizar concurso ou se inscrever em instituição pública; além de conseguir empréstimo em banco público.

Para saber mais e tirar outras dúvidas acesse o site do TRE-PR ou ligue para o (41) 3330-8500.

(Com informações da Radio Banda B e Assessoria do TRE-PR)

 




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box