Sex, 21 de Outubro de 2016 20:27

Contra baderna orquestrada: Famílias, professores e alunos se unem contra ocupação e escola abre as portas


O Colégio Estadual Homero Baptista de Barros, no bairro Capão Raso, em Curitiba, foi desocupado depois de uma conversa entre a direção da escola e os pais dos alunos. Após uma semana de ocupação, uma iniciativa conjunta entre pais, estudantes e professores garantiu a normalidade do calendário escolar na instituição. 

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Vivian Rita Meza Siqueira Cézar de Oliveira, afirma que esse é um exemplo de que com diálogo é possível resolver qualquer impasse. “O envolvimento dos pais foi fundamental. A autoridade que eles têm perante os filhos é a maneira mais adequada de se resolver qualquer situação de maneira tranquila”, disse Vivian.

FUNDAMENTAIS - Segundo diretor do colégio, Celso Ribas, além do envolvimento dos pais, a não adesão da maioria dos estudantes e a vontade dos professores de continuar trabalhando foram fundamentais para terminar com a ocupação da escola. “Fiz uma reunião com os professores para saber o posicionamento sobre a greve e eles resolveram não aderir. A partir dessa decisão, comecei a mobilizar os pais e a conversar com os alunos para explicar que a ocupação estava sendo efetuada por poucos alunos e que essa não era a vontade da maioria”, disse Ribas. 

“Pouco estudantes do nosso colégio aderiram à ocupação, tinha estudantes de outras escolas e até universitários de outros estados incentivando o ato”, relatou o diretor. A unidade tem 480 alunos, entre fundamental e médio.

Ribas disse, ainda, que alguns familiares se mobilizaram para processar os responsáveis pelos adolescentes que estavam ocupando a escola e impedindo a maioria de concluir o ano letivo. “Era um consenso entre os pais de que o direito dos filhos à educação tinha que ser mantido. Todos os dias um grupo de pais e responsáveis trazem os filhos e acompanham as aulas para garantir que a escola continue funcionando dentro da normalidade”, disse.





Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box