quarta, 16 de outubro de 2019


Sáb, 17 de Dezembro de 2016 11:39

No Congresso de Clubes Richa enaltece o esporte


O governador Beto Richa participou nesta sexta-feira (16), em Foz do Iguaçu, da abertura do Congresso Brasileiro de Clubes, o mais importante evento nacional do segmento, que nesta edição reúne cerca de 700 pessoas ligadas a clubes esportivos e recreativos. O congresso é promovido há mais de 20 anos pela Federação Nacional dos Clubes do Brasil (Fenaclubes).

Na sua saudação, o governador lembrou a tragédia da Chapecoense, citou o apoio às famílias das vítimas e a homenagem dos colombianos torcedores do Atlético Nacional. “Com sua solidariedade, o povo colombiano nos recordou que o futebol não tem fronteiras. O esporte não conhece fronteiras”, disse Richa no evento, que tem como anfitriões os presidentes da Fenaclubes, Arialdo Boscolo, e da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), Jair Alfredo Pereira.

Acredito no papel fundamental dos clubes como fator de agregação da sociedade, como polo de aglutinação de valores vinculados à nossa identidade social e à prática de atividades saudáveis. Acredito profundamente na força do esporte”, afirmou o governador, revelando que ele próprio pratica exercícios físicos diariamente.

“Recomendo fortemente que as pessoas se exercitem, não apenas para manter a forma física, que também é essencial para a nossa saúde, mas, sobretudo, para manter a sanidade mental, conservar o espírito leve, ficar de bem com a vida, com a família e com os amigos”, disse.

VALORIZAR - Ele lembrou que seu governo criou a Secretaria Estadual do Esporte. “Desde a primeira gestão decidimos valorizar o esporte como ele efetivamente merece, precisávamos romper com os padrões tradicionais das antigas políticas oficiais e dar ao esporte o lugar que ele realmente deve ter na vida das pessoas”, afirmou o governador. “Isso significa não apenas criar mais uma secretaria de Estado, mas também abrir o debate com os atletas, os professores, os municípios, as universidades, as escolas, as federações e os clubes para definir as ações e as políticas para o setor”, contou.

Essa política, explicou Richa, foi executada com o programa Paraná Mais Esporte, desenvolvido em parceria com as prefeituras. Antes de fixar as diretrizes do programa, foram realizadas audiências públicas em todo o Estado para ouvir as pessoas que estão mais diretamente envolvidas com o esporte.

LINHAS MESTRAS – O governador explicou que a política do Governo do Estado para o esporte tem duas linhas mestras: primeiro, democratizar a prática de exercícios físicos, possibilitar que crianças, adolescentes, idosos e deficientes, especialmente aqueles que estão nas periferias das grandes cidades e lá nos pequenos municípios, tenham acesso a espaços e a equipamentos desportivos (bolas, redes, raquetes), distribuídos gratuitamente nos municípios.

Paralelamente, foram instaladas centenas de academias ao ar livre, em quase todo o Estado. “Isso é mais qualidade de vida para a população, mais segurança para os jovens, que ficam mais longe das drogas quando estão praticando exercícios, e mais bem-estar para toda a população”, disse o governador.

ALTO RENDIMENTO – A segunda linha fundamental da política para o setor diz respeito ao esporte de alto rendimento. O governador explicou que isto é concretizado por meio do programa o Talento Olímpico do Paraná (TOP) , pelo qual atletas e treinadores com potencial olímpico e paraolímpico são incentivados com bolsas pagas pelo Estado.

“É o maior programa de estímulo ao esporte já criado aqui no Paraná: quase seis mil bolsas já foram distribuídas desde a sua criação, no início do nosso governo, e hoje 1.600 atletas e técnicos são bolsistas do TOP”, informou.

Richa ressaltou que a delegação paranaense nos Jogos Olímpicos e paraolímpicos do Rio tinha 34 atletas e treinadores patrocinados pelo TOP, e eles voltaram com várias medalhas conquistadas em diferentes modalidades.

“Mais de R$ 20 milhões já foram investidos no Talento Olímpico, graças aos recursos da Copel e da Sanepar. Apesar da crise que assola os estados, nós mantivemos os investimentos no esporte e vamos continuar aplicando os recursos do Estado no desenvolvimento de atletas e na democratização da atividade esportiva”, afirmou.

FORMAR ATLETAS - O presidente do Sindicato dos Clubes do Paraná (Sindiclubes), Ali Tarbine, elogiou a proposta do Governo do Estado em fomentar o esporte e investir nas categorias de base.

“Sabemos como é difícil hoje formar os atletas, que começam a se destacar ainda crianças, nas principalmente nas categorias de base dos clubes”, explicou. “O Paraná conta com programas de excelência de apoio ao esporte, como o TOP. Isso ajuda os clubes do Estado a desenvolver uma nova geração de atletas”, disse Tarbine.

NOTA PARANÁ – O governador também citou o Nota Paraná, programa da Secretaria da Fazenda que estimula as pessoas a pedir a nota fiscal na hora da compra, para combater a sonegação e conscientizar o contribuinte. Recentemente, o Nota Paraná passou a incluir instituições sociais como beneficiárias do programa.

“Muitas entidades já foram beneficiadas com recursos do Nota Paraná, e agora eu soube que vários clubes também se cadastraram no programa para ter acesso aos benefícios. É uma oportunidade interessante, e quem sabe seja o início de uma nova parceria entre o governo do Estado e os clubes paranaenses em proveito do esporte e dos nossos cidadãos”, finalizou.

GESTÃO E INFORMAÇÃO – O encontro é promovido pela Fenaclubes, com apoio da Confederação Brasileira de Clubes e do Sindiclubes. Gestão e modernização das entidades, troca de informações e os interesses destas entidades estiveram na pauta dos trabalhos, que incluem palestra e debate sobre um projeto de unificação da legislação nacional do setor.

O presidente do Sindiclubes afirmou que esta foi a primeira vez que um governador participou do congresso. “Isso valoriza ainda mais este encontro, que busca melhorar, a cada dia, os clubes brasileiros”, completou.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box