sábado, 19 de outubro de 2019


Ter, 28 de Março de 2017 11:17

Parque de Vila Velha passa a receber visitantes apenas aos fins de semana e feriados


O Parque de Vila Velha, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, passa a receber visitantes apenas aos fins de semana – sextas-feiras, sábados e domingos – e feriados. O limite é de 800 pessoas no parque ao mesmo tempo.

A mudança vale a partir da segunda-feira (3), quando o parque já estará fechado para visitação, e tem como objetivo permitir a recuperação ambiental em áreas próximas às trilhas e a segurança dos visitantes.

Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pela Unidade de Conservação, o trabalho inclui a retirada de espécies exóticas invasoras, que prejudicam o desenvolvimento das plantas nativas, e a recuperação de áreas degradadas com o uso e com o tempo.

As trilhas também passam por revisão devido a ações de vandalismo, tanto nos arenitos quanto no trajeto.

Durante os feriados da semana santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa, entre os dias 14 e 16 de abril, o parque funcionará normalmente.

Grupos de visitantes

Grupos de visitantes que fizerem agendamento por e-mail, com dez dias de antecedência, e guias cadastrados no Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa, poderão continuar visitando o local independentemente dos dias para visitação.

Parceria

Em janeiro, o Governo do Estado afirmou que a Prefeitura de Ponta Grossa passaria a administrar o Parque de Vila Velha, com anúncio do início da parceria previsto para fevereiro. Mas o IAP informou, nesta segunda-feira (27), que as negociações para a parceria de atendimento ao público no parque seguem em andamento, com discussão sobre o repasse de recursos.

O Governo do Estado também informou que trabalha no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do projeto Parques Paraná. Seis empresas se inscreveram para receber autorização para a realizar estudos e projetos que contemplem novos modelos de gestão para unidades de conservação dos parques estaduais do Monge, na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba; de Vila Velha, em Ponta Grossa, e Guartelá, em Tibagi, também nos Campos Gerais. (Do G1/PR)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box