sábado, 18 de novembro de 2017


Sex, 05 de Maio de 2017 16:32

Infecção após aplicação da vacina da gripe leva três pessoas para o hospital e fecha unidade de saúde


Três pessoas foram internadas em hospitais de Curitiba após apresentarem reações à vacina da gripe. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os três pacientes possuem mais de 60 anos e receberam a aplicação na Unidade de Saúde Medianeira, no bairro Boa Vista. O local está interditado nesta sexta-feira (5), sem previsão para retomada nos atendimentos.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Juliane Oliveira, os três apresentaram dor no local da aplicação e vermelhidão, com evolução para uma infecção bacteriana. “Foi uma infecção mais grave, que necessitou a internação. Todos já realizaram exames para análise e estamos acompanhando o quadro clínico. No momento nos concentramos na investigação”, explicou.

A Unidade de Saúde Medianeira, que fica localizada na Avenida Anita Garibaldi, está fechada e todos os pacientes estão sendo direcionados para unidades próximas. Juliane Oliveira afirma que o problema não está na vacina, mas que um erro pode ter acontecido no armazenamento ou no manuseio das vacinas pode ter acontecido.

Entre as vítimas, duas estão em estado estável e uma apresenta um quadro clínico mais grave. Os três tiveram febre e necessitaram do uso de antibióticos. Todas foram vacinadas no mesmo dia, 27 de abril.

Pontual

Durante a coletiva, Juliane Oliveira garantiu que o problema é pontual e reforçou a todos os pacientes do grupo de risco irem até uma unidade de saúde e realizarem a aplicação. “O problema não é na vacina”, garantiu.

Até esta sexta-feira (5), 191.833 foram imunizadas na campanha. A vacinação continua até 26 de maio e, para o dia 13 de maio, um sábado, está marcada a mobilização nacional. A vacina desta campanha é trivalente, com componentes dos vírus H1N1, H3N2 e B. As doses estarão disponíveis nos postos de saúde para pessoas mais suscetíveis a desenvolver complicações devido ao vírus. A vacina está disponível para os seguintes grupos:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias);

Gestantes;

Puérperas (até 45 dias após o parto);

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas;

População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional;

Trabalhadores da saúde;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

Professores das escolas públicas e privadas.

S5 Box