domingo, 19 de novembro de 2017


Qua, 17 de Maio de 2017 12:08

Temos Rua 24 Horas; agora Praça 24 horas... de policiamento


Conforme determinou o governador Beto Richa, a Praça da Espanha, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, amanheceu nesta quarta-feira (17), com um módulo móvel da Polícia Militar. Apesar de ser móvel, a orientação de Richa é que ao menos dois PMs permaneçam no local durante 24 horas e por tempo indeterminado. A determinação veio nesta terça-feira (16), um dia após a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba pedir o “fechamento” da praça no período noturno. O módulo tem ainda o suporte de viatura ou motos.

“É uma medida para levar tranquilidade para a região. Seja para moradores, comerciantes ou frequentadores da praça”, disse o governador.

De acordo com o subcomandante da PM, coronel Arildo Luis Dias, a estrutura de segurança ficará na região pelo tempo que for necessário. “É uma área com grande circulação de pessoas, à noite e de madrugada, e a PM vai atuar na preservação da ordem e para que não aconteçam abusos”, afirmou.

A questão envolvendo a praça, localizada em uma das regiões de Curitiba com maior concentração de bares e casas noturnas, gerou polêmica a partir de uma ação proposta pelo Ministério Público do Paraná de instalar uma cerca no local. A medida, na visão do MP, seria necessária para evitar ocorrências de perturbação do sossego e vandalismo. Na ação, o Ministério Público pede o fechamento da Praça da Espanha das 23h às 7h.

O presidente do  Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares do Município de Curitiba (Sindiabrabar), Fábio Aguayo, acompanhou a instalação do módulo da PM nesta quarta-feira e comemorou a medida. “Acompanhamos a instalação e funcionamento do módulo móvel da PM na Praça Espanha nesta manhã e esperamos que a Guarda Municipal de Curitiba também se integre no projeto com revezamento no monitoramento do entorno da praça. Nossa categoria e os estabelecimentos na praça darão total apoio suporte aos membros da corporação”, afirmou Aguayo.

S5 Box