sábado, 19 de outubro de 2019


Sex, 16 de Junho de 2017 11:56

Richa se diz perplexo com novo inquérito


A notícia de que o  Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou na quarta-feira (14) a abertura de mais um inquérito para investigar o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), o deixou “perplexo”. Em nota divulgada nesta sexta-feira (16), o governo do estado informou que Richa não teve acesso a essa denúncia e ainda não foi notificado da decisão do ministro Og Fernandes.

Richa e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia Mário Negromonte (ex-ministro das Cidades e ex-deputado federal) agora são alvos de duas investigações  pedidas pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Andrada, com base nas delações premiadas de ex-executivos da construtora Odebrecht. Como os inquéritos são sob sigilo, não há detalhes sobre o que será apurado.

No dia 19 de maio, a divulgação dos depoimentos da JBS pelo STF colocou Richa no rol de políticos supostamente beneficiados pela empresa. À Procuradoria-Geral da República (PGR), um dos executivos da gigante do setor de alimentos afirmou ter entregue R$ 1 milhão em espécie a Pepe Richa, irmão do tucano e atual secretário de Estado de Infraestrutura e Logística. O PSDB nega ter recebido qualquer doação ilegal na campanha de reeleição de Richa, em 2014.

Este é o terceiro inquérito contra Richa no STJ – ele já é investigado na esteira da Operação Publicano e também por um caso envolvendo licenças concedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na região do Porto de Paranaguá.

Leia na íntegra a nota do governo:

O governador Beto Richa não teve acesso a essa denúncia e ainda não foi notificado da decisão do ministro Og Fernandes. Mas de antemão garante que todos os recursos de suas campanhas de 2008, 2010 e 2014 tiveram origem lícita e em conformidade com a legislação vigente à época, conforme prestação de contas feita à Justiça Eleitoral. Diante disso, o governador recebeu com perplexidade a abertura da investigação. De qualquer forma usará o espaço de sua defesa para esclarecer todos os fatos e espera, com serenidade, que ao final desse processo a verdade e a justiça prevaleçam“, diz a nota do governo.

 




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box