domingo, 18 de agosto de 2019


Seg, 31 de Julho de 2017 17:03

Os quase inúteis vereadores de Londrina...

... Só 'perfumaria'.... ... Só 'perfumaria'....


A maioria das leis sancionadas no primeiro semestre de 2017 em Londrina, no norte do Paraná, trata de nomes de espaços públicos, datas comemorativas e honrarias - aquelas que concedem título como o de cidadão honorário. Nesse período, foram 15 projetos se transformaram em leis, sendo cinco de iniciativa do Executivo e dez de vereadores.

Foram apresentadas 157 propostas de lei nos seis primeiros meses deste ano, contra 151 no mesmo período de 2013, início da legislatura anterior. O levantamento foi feito pelo G1 no site da Câmara, entre os dias 17 e 18 de julho. O Legislativo está em recesso há duas semanas, e retoma as as sessões ordinárias nesta terça-feira (1º).

Para o professor de ética e filosofia política da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Clodomiro Bannwart, o primeiro semestre foi marcado por discussões internas envolvendo alguns vereadores. Esses fatos fizeram com que o foco do Legislativo, que deveria ser atender as demandas da sociedade, mudasse para o debate sobre o papel dos parlamentares. Leia mais sobre as polêmicas abaixo.

De acordo com o especialista, as discussões internas sobre a atuação dos vereadores também desgastam a imagem do Legislativo e diminuem o papel da Câmara, depois de um período de estabilidade.

Em relação aos projetos de lei, Bannwart acredita que a Câmara é tímida. “Porque me parece que a gente tem uma espécie de deficiência para pensar projetos a médio e longo prazo para a cidade”, declarou.

O presidente da Câmara, Mario Takahashi (PV), acredita que poucas pessoas se informam sobre os debates e projetos de lei discutidos na Câmara Municipal. Isso se deve, segundo ele, ao fato de as polêmicas chamarem mais atenção que o trabalho cotidiano do Legislativo. “No entanto, a questão de pautar o que acontece na Câmara, é uma escolha feita pela imprensa”, argumenta. (Do 1/Norte do PR)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box