quinta, 21 de novembro de 2019


Qui, 28 de Setembro de 2017 13:26

Comitiva da Itaipu visita instalação da Ingeteam, na Espanha

 

 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fenando Leone Vianna, o assistente Paulo Maranhão e o assessor de mobilidade elétrica sustentável, Celso Novais, visitaram as instalações da Ingeteam, na Espanha. A empresa tem suas principais unidades operacionais nas cidades de Bilbao, Pamplona e Beasain.

Itaipu e a Ingeteam estudam a possibilidade de firmar uma parceria em mobilidade elétrica, especialmente na área de sistema de armazenamento de energia para atender comunidades isoladas no Brasil.

A visita foi feita a convite do diretor da Ingeteam Brasil, Rudimar Wobeto. A iniciativa, que inclui a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), pretende intensificar a relação de cooperação técnica entre as duas empresas. A comitiva brasileira foi recebida pelo CEO do grupo, Adolfo Rebollo, e demais diretores do grupo Ingeteam. Os representantes das duas empresas discutiram pautas de interesse em comum.

Entre elas está o Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia (IESS, na sigla em inglês), que integra painéis solares e turbinas eólicas a um banco de baterias com tecnologia de sódio. O sistema permite fornecer para comunidades isoladas oportunidade de autonomia energética a partir de fontes renováveis, substituindo os geradores a diesel poluentes.

A Itaipu mantém atualmente uma unidade dessas nas instalações da usina e pretende levar esses sistemas para abastecer os pelotões de fronteira na região da Amazônia Legal. A Marinha do Brasil também já manifestou interesse pela tecnologia.

Itaipu sedia evento preparatório para Fórum Mundial da Água

Foz do Iguaçu está sediando desde ontem (27), o Fórum Cidadão da Região Sul, evento preparatório para o Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, em março de 2018. Em Foz, o encontro reúne  experiências bem-sucedidas de gestão dos recursos hídricos com participação social, e conta com cerca de 200 participantes.

O evento ocorre no Cineteatro dos Barrageiros, na usina de Itaipu. Com o título “Gestão Participativa e Social da Água – a sociedade compartilhando tecnologias locais”, e é organizado pela binacional e pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA)..

Conforme explica o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, o encontro reune gestores de água (de municípios, estados e do governo federal) e comunidades envolvidas com essa temática. “São apresentados diversos casos do Brasil que demonstram como cidadãos e comunidades se organizaram para fazer a gestão da água, entre eles projetos da região Oeste do Paraná, apoiados pela Itaipu. Algumas dessas propostas serão selecionadas para serem apresentadas em Brasília, durante o Fórum Mundial da Água”, explicou.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box