domingo, 19 de novembro de 2017


Qui, 02 de Novembro de 2017 20:08

Trump escolhe Jerome Powell para assumir a presidência do Fed


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (2) que Jerome Powell será o novo presidente do Federal Reserve (Fed). A troca do comando no Banco Central norte-americano era um dos anúncios mais aguardados pelo mercado financeiro e vinha mexendo com a cotação do dólar frente a outras moedas nos últimos dias. Powell substituirá Janet Yellen, cujo mandato termina em fevereiro de 2018.

Seu nome ainda precisa ser aprovado pelo Senado. Trump afirmou que Powell é "forte, comprometido e inteligente", e que ele tem "sabedoria e liderança para guiar" a economia americana.

Powell, de 64 anos, se disse "honrado" pela indicação.

Banqueiro de investimentos e diretor do Fed desde 2012, é visto como um centrista e mais aberto à agenda de desregulação do governo Trump. Desde que foi designado por Barack Obama, Powell tem votado com a maioria dos membros do BC dos EUA.

“A Yellen é mais dovish (mais tolerante com a inflação), portanto mais favorável a juros baixos. A continuidade dela significaria manter as coisas como estão. Powell é diretor do Fed, portanto significa uma mudança um pouco menor. A gente já sabe o que ele pensa. É um pouco mais hawkish (viés maior de austeridade monetária) que a Yellen, de vez em quando acha que tem que elevar os juros um pouquinho mais rápido. Com ele escolhido, a expectativa é que os juros aumentem um pouquinho mais rápido do que com a Yellen,” disse Everton Carneiro, analista econômico da RC Consultores.

Essa é a primeira vez desde o governo de Jimmy Carter, na década de 1970, que um presidente americano não confirma para um novo mandato alguém nomeado pelo antecessor.

S5 Box