sexta, 24 de novembro de 2017


Qua, 08 de Novembro de 2017 21:35

Curitiba é escolhida capital latina das cidades inteligentes


Anúncio sobre a capital paranaense será feito no Smart City Expo World Congress, em Barcelona. Representante local no evento, Agência Curitiba busca reposicionar a cidade como referência em inovação

Próxima cidade-sede dos eventos internacionais da FIRA Barcelona, Curitiba será apresentada como a capital latina das cidades inteligentes durante o Smart City Expo World Congress, considerado maior evento do mundo sobre a temática, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro. A cerimônia, na capital da Catalunha, na Espanha, terá a presença de representantes e autoridades de mais de 100 países, 700 cidades e 650 empresas globais de tecnologia e inovação.

Representante de Curitiba, Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba, vai apresentar um filme com as principais credenciais da capital paranaense e convidar autoridades e especialistas mundiais para que participem da Smart City Expo Curitiba em 2018.

“Todas as cidades que receberam esse evento sofreram um impacto muito grande no desenvolvimento, com a visita de empresas que são referência tanto na área de tecnologia quanto na de Smart Cities. Isso atrai muitos investimentos”, observa, ressaltando que o evento está alinhado com os objetivos do Vale do Pinhão, projeto criado para fomentar o sistema de inovação da cidade.

Além da cerimônia de apresentação, Lacerda antecipa que Curitiba vai participar de um painel com representantes de cidades como Nova York, Paris, Tel Aviv e Boston. “Vamos apresentar o ambiente de inovação da cidade, as inovações trazidas pelas startups, incrementais e disruptivas, e de como isso tem ajudado a melhorar a cidade. Nosso objetivo é reposicionar Curitiba como referência em inovação“, detalha.

Apoio à inovação

Uma delegação brasileira acompanhará o anúncio em Barcelona. A missão, organizada pela iCities – empresa pioneira no Brasil no tema de Cidades Inteligentes – em parceria com a Global Business Consulting, de Florianópolis, será composta por cerca de 30 empresários, autoridades e urbanistas do Paraná e de Santa Catarina.

A missão internacional terá como um dos líderes Roberto Marcelino, diretor de novos negócios da iCities. “Além da participação no congresso, vamos visitar os principais organismos de apoio e promoção de tecnologia e inovação: 22@, Barcelona Activa e La Salle Technova Barcelona. O roteiro também inclui conhecer programas de gestão e apoio à inovação e ao empreendedorismo, além de linhas de financiamento disponíveis na região da Catalunha. Ao todo, faremos contato com 37 empresas que podem favorecer a geração de oportunidades de negócios entre Brasil e Espanha”, detalha Marcelino.

Especialistas locais farão apresentação e análise de temas de relevância estratégica, como as Políticas de Distritos de Inovação, Smart City e Living Labs; Políticas de Ocupação Urbana e Políticas de Empreendedorismo de Inovação Empresarial. “São oportunidades para conexões com o Vale do Pinhão, uma missão comercial de business que une as potencialidades públicas e privadas de Curitiba”, afirma.

S5 Box