Ter, 14 de Novembro de 2017 14:31

Fernando Vernalha participa em Paris de encontro internacional para aumentar a participação de médias empresas no mercado de infraestrutura

Vernalha fala no Board Council Meeting Vernalha fala no Board Council Meeting


 

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e vice-presidente da Confederação Internacional das Associações de Construção (Cica), José Carlos Martins, participou nesta segunda-feira (06/11), em Paris, na França, da segunda reunião anual da Diretoria da CICA. A entidade tem, entre seus objetivos, o de ampliar o mercado de infraestrutura e para isso mantém um diálogo constante com organizações internacionais e instituições financeiras, representantes da sociedade civil e do setor da construção e de infraestrutura para incentivar o intercâmbio e a cooperação entre seus membros. Na Cica, a CBIC lidera o grupo de trabalho que visa melhorar o acesso das médias empresas ao mercado de infraestrutura e para a execução  do seu projeto de Integração Nacional conta com a correalização do Senai Nacional.

Durante a reunião, o especialista em Concessões e PPPs e consultor da entidade, Fernando Vernalha, fez uma exposição sobre como melhorar a participação das médias empresas no mercado de Infraestrutura. Vernalha apresentou ainda recomendações e políticas que devem ser desenvolvidas para aumentar a participação de empresas médias no mercado de infraestrutura. Dentre elas: melhorar o quadro jurídico e regulamentar e o ambiente institucional para o desenvolvimento de programas de infraestrutura, especialmente em pequenas administrações; estimular os mercados municipais de PPP e garantir projetos de alta qualidade, a fim de permitir o engajamento de empresas de médio porte em serviços públicos através de PPPs; melhorar a configuração do projeto de infraestrutura para aumentar a participação das empresas de médio porte; melhorar a alocação de risco em programas de infraestrutura; melhorar o acesso das empresas médias ao crédito de financiamento de longo prazo, e incentivar uma melhor governança corporativa para as médias empresas, a fim de facilitar seu acesso para fins de financiamento e seguros.

A diretoria da Cica é composta pelo presidente Jorge Mas, da Câmara Chilena da Construção (CChC), pelos vice-presidentes Emre Aykar (Turkia) e José Carlos Martins (Brasil), pelo tesoureiro Daniel Tardy e pelo diretor geral Roger Fiszelson. A entidade possui seis grupos de trabalho, sendo um deles liderado pela CBIC: Bancos multilaterais de desenvolvimento. Compras e Políticas (Roger Fiszelson); Construção Sustentável (Cristian Vial); Pequenas e Médias Empresas (Fernando Vernalha – CBIC); Parceria Público-Privada – PPP) (Fernando Lago); Projetos bem preparados (Michel Démarre), e Financiamento de longo prazo / Financiamento de projetos de infraestrutura (Vincent Piron).

/especialistas internacionais no encontro

Voltar ao Topo