terça, 17 de setembro de 2019


Seg, 20 de Novembro de 2017 19:21

Paraná tem melhor geração de empregos para outubro

Comércio puxou Comércio puxou


O saldo entre as contratações e demissões em outubro no Paraná ficou positivo em 4.749 postos de trabalhos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados na tarde desta segunda-feira (20).

É o melhor resultado para o mês desde 2013, quando o saldo foi positivo em 8.199 vagas no estado. De janeiro a outubro deste ano, foram criados 34.822 postos de trabalho no Paraná. No mesmo período do ano passado, o saldo era negativo em 21.453 vagas.

Entre os principais setores da economia, o comércio se destacou na geração de empregos em outubro. Foram criados 2.874 postos de trabalho no estado, seguido pela indústria, com 1.460, e pelo setor de serviços, com 1.381.

O pior saldo entre os setores foi da construção civil, que fechou 512 vagas no estado.

Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes no Paraná, as cidades com maiores saldos de emrpego em outubro foram Curitiba (558), Cascavel (448), na região oeste, e Maringá (445), no norte do estado.

De janeiro a outubro, os melhores resultados são de Maringá (2.474), Pato Branco (2.401) e Cascavel (1.997).

Avaliação

Segundo o economista João Ricardo Tonin, havia uma expectativa grande para que o saldo de empregos tivesse resultado positivo no último trimestre – exceto no mês de dezembro, que, historicamente, registra os piores saldos do ano.

"Isso tudo é resultado de expectativa. Os empresários observaram que seria necessário contratar para atender a demanda. Somente em Maringá, por exemplo, R$ 400 milhões serão colocados na economia neste fim de ano e parte disso vai para o consumo", explica.

O economista diz acreditar que não seja um resultado sazonal e tenha relação com a recuperação da economia. "A prévia do PIB [Produnto Interno Bruto] mostrou crescimento previsto em 0,58%. Acredito que esse saldo de empregos já seja um reflexo", aponta Tonin. (Com informações do G1/PR)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box