sexta, 22 de novembro de 2019


Ter, 21 de Novembro de 2017 10:12

Youtuber bomba na internet com vídeos sobre histórias, gírias e curiosidades de cidades do Paraná


Apesar de ter visitado uma única vez o Paraná, o youtuber Diogo Elzinga, de 27 anos, descreve como ninguém e com muito humor as cidades paranaenses. Os vídeos dele têm bombado na internet - o de Maringá foi visto quase 1 milhão de vezes no Facebook até esta terça-feira (21).

A convite do G1, ele gravou um vídeo exclusivo sobre o estado; veja acima. Diogo, que é gaúcho, conta que é sempre divertido falar sobre o Paraná e os paranaenses.

"A cada dia, aparece algo diferente, que vira notícia, que é polêmico. O Paraná parece ser terra de ninguém. Os paranaenses gostam de fazer coisas absurdas (risos)", brinca.

Além de Maringá, Diogo também já gravou sobre Dois Vizinhos, Bituruna, Irati, São Mateus do Sul, Clevelândia, Coronel Vivida, União da Vitória, Palmas, Cianorte, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Toledo, Londrina e Pato Branco.

Nos vídeos, Diogo sempre relata um pouco da história da cidade, dá dados sobre a população, lista pontos turísticos, cita personagens famosos, fala das gírias e ainda conta curiosidades do município.

Quando foi a vez de Ponta Grossa, por exemplo, ele lembrou do polêmico banheiro transparente do Conservatório Maestro Paulino - em 2013, a obra pública foi destaque na mídia internacional.

Outra situação que teve repercussão na internet e que o youtuber citou foi o casal visto fazendo sexo em uma das avenidas mais movimentadas de Ponta Grossa, em 2014; o flagra rendeu um game.

O ganhador da Mega-Sena que, em 2013, não foi buscar o prêmio milionário também não foi esquecido pelo youtuber.

Mas como um gaúcho que visitou o Paraná apenas uma vez reúne tanta informação sobre a vida no estado?

Diogo é formado em jornalismo e mora em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele conta que boa parte do conteúdo dos vídeos é colaborativo, enviado espontâneamente pelos internautas.

"Aí, entra a parte de ser jornalista, da checagem. Muita coisa que me mandam eu checo para ver se é real. Às vezes, tem lá a pessoa me pedindo para colocar o bar tal no vídeo e, quando vou ver, ela é a dona do lugar. Sempre tem uns espertinhos", explica.

Para ele, o segredo para um vídeo bombar na internet é a identificação por parte do público.

"O vídeo tem que ser interessante para quem vive a cidade todos os dias. É preciso que a pessoa se identifique", acredita.

Diogo conta que também gosta de olhar o site da prefeitura para reunir informações oficiais, como o tamanho da população e a origem do nome da cidade. E não é só o Paraná que inspira os vídeos do youtuber. As primeiras publicações, em 2016, tinham o Rio Grande do Sul como tema. (Reportagem completa no G1/PR)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box