sábado, 19 de outubro de 2019


Sex, 15 de Dezembro de 2017 11:28

Paranaguá está infestada com mosquito da dengue, diz estudo da UFPR e da Secretaria de Saúde

(Foto: arquivo) (Foto: arquivo)


A cidade de Paranaguá, no litoral paranaense, está infestada com o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O fato foi revelado, nesta sexta-feira (15), em um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná.

O mosquito também transmite zika e chikungunya. Entre o dia 7 de dezembro e segunda-feira (11), foi verificada a presença do mosquito em 58% das armadilhas instaladas na cidade.

A situação, de acordo com o professor do Departamento de Zoologia da UFPR, Mario Navarro, torna urgente a remoção de criadouros para que não se agrave durante o verão.

A pesquisa começou a ser realizada em junho deste ano, com a instalação mensal de armadilhas. Conforme o professor, a elevação – de outubro até agora – foi grande. Antes as armadilhas, segundo o professor, indicavam a presença de 30 ou 40 ovos e, agora, elas têm entre 100 e 200 ovos, em alguns casos passando de 500.

Para combater o mosquito, a Sesa começou, nesta semana, a aplicação de fumacê no município. Mas, como inseticida não consegue atingir todos os locais, a mobilização da população é fundamental para mudar a situação, de acordo com o professor. (A informação é do G1/PR)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box