quarta, 16 de outubro de 2019


Ter, 23 de Janeiro de 2018 11:19

Blog do Cícero Cattani: “Em cenário de suruba, tudo que pode acontecer em 2018” – Breve análise da sucessão estadual no PR

Pré-candidatos já anunciados (Imagem: Arquivo Pré-candidatos já anunciados (Imagem: Arquivo


 

“O quadro aqui é de suruba!!!”, avalia para o blog veterano da cena política paranaense:
  • – Todo mundo fala com todo mundo e não tem nada certo. Beto ameaça não sair para colocar a Cida na parede e segurar um pouco da base dele, Requião se lança, Osmar fala com Requião, depois com Rossoni, e agora, com Ratinho. Cida e Ricardo falam com todo mundo e a gente só vai ter mais noção do quadro a partir de Abril quando Beto renunciar ou não”.

Na  opinião dele sobre o que vai acontecer:

1) Sobre o Requião: o PMDB nacional quer eleger deputados federais. Se for bom para chapa, eles deixam rolar. Se for ruim, e os federais se movimentarem, podem aproveitar o comportamento dele para intervir.  Não acho que o Requião queira realmente ser candidato a governador. Ele tá vendo a bagunça, de fora, e resolveu entrar na bagunça para se manter como referência no PMDB do estado.  Acho q ele vai buscar uma aliança e o que ele menos fala mal é o Osmar. Não engole o Ratinho.

2) Beto renuncia e é candidato ao Senado;

3) Cida assume o governo e será candidata a governadora;

4) Ratinho vai tentar convencer o Osmar a sair candidato ao Senado na chapa dele e vice versa.4) Osmar leva vantagem porque consegue trazer o PMDB do Paraná. Ratinho não;

5) Se o Ratinho desistir, e for para Senado, ele pode voltar para grupo do Beto, com mais estrutura, e sair pela chapa da Cida.

6) Se o Osmar desistir para apoiar o Ratinho, aí sim, o Requião será candidato a governador e teremos três candidatos ao governo.

7) Não consigo enxergar um quadro com três candidaturas fortes ao governo.  Osmar não sai se não tiver o PMDB.  Ratinho teria mais chance de sair como terceira via, mas também não acredito. Vai tentar ser o candidato do governo ou da oposição (fica difícil depois de 6 anos com os caras).

8) O Ricardo vai tentar, com certeza, trabalhar o PMDB via nacional, com a proposta de eleger mais federais. Mas acho difícil intervirem, a não ser que os federais queiram.

9) No campo do Beto, a coisa fica mais clara em março.  Osmar, Requião e Ratinho,  vamos saber o que vão ser e o que vão fazer só no final de julho.

A conferir.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box