Sex, 09 de Fevereiro de 2018 11:15

Câmara aprova orçamento nos EUA e põe fim a apagão administrativo



A Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (9) o orçamento do governo, pondo fim ao "apagão" administrativo enfrentado pelo país desde meia-noite.

A medida foi aprovada por 240 votos a 186, segundo a Associated Press, e abre o caminho para um aumento nos gastos do Pentágono e de programas domésticos.

Poucas horas depois a medida foi assinada pelo presidente Donald Trump. "Acabo de assinar a emenda. Nossa força militar agora vai ser mais forte do que nunca. Nos amamos e precisamos das nossas forças militares e damos a ela tudo - e até mais. É a primeira vez que isso acontece em muito tempo. E também significa empregos, empregos empregos!", escreveu o mandatário no Twitter.

Mais cedo a Casa Branca havia comunicado que ele iria sancionar a lei, que ampliará o financiamento do governo até o dia 23 de março.

A paralisação ocorreu porque expirou o projeto de curto prazo aprovado em 22 de janeiro e que deu fim ao primeiro "shutdown" enfrentado por Donald Trump em 2018.

O Senado, que votou a medida antes da Câmara, atrasou o processo por conta do bloqueio proposto por Rand Paul, que discursou durante duas horas e criticou colegas republicanos por serem "cúmplices" em um déficit orçamentário de trilhões de dólares.

Mesmo com o bloqueio de Paul a medida foi aprovada no Senado, mas a votação só foi concluída depois da meia-noite, o que provocou o apagão administrativo.






Twitter - Políticos

Michel Temer


Beto Richa


Rafael Greca


Álvaro Dias


Gleisi Hoffman


Roberto Requião

S5 Box