Qua, 14 de Fevereiro de 2018 19:05

Prefeitura de Maringá retoma fiscalização por excesso de velocidade com radares fixos na quinta-feira (15)


Os novos radares fixos de velocidade de Maringá, no norte do Paraná, entram em funcionamento à 0h de quinta-feira (15), informou a prefeitura. No total, serão 40 pontos de radares (veja a lista abaixo). Os aparelhos farão o monitoramento de 80 faixas.

O município estava desde julho de 2016 sem emitir multas por equipamentos fixos e, desde janeiro de 2017, sem lavrar qualquer infração por execesso de velocidade nas vias urbanas, visto que a administração municipal não utiliza os radares móveis.

No início de janeiro deste ano, os equipamentos começaram a ser instaladospela empresa vencedora da licitação, que receberá R$ 1.344.076,80 por um ano de contrato.

As chuvas frequentes no início do ano atrapalharam a conclusão do trabalho antes, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Conforme a Semob, os equipamentos foram aferidos e aprovados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Além das placas de sinalização, as vias contam com legendas pintadas no asfalto informando a velocidade máxima.

A secretaria também informou que os novos equipamentos contam com tecnologia que permite a identificação de veículos com alerta de furto ou roubo.

Os pontos em que os aparelhos estão instalados foram definidos com base em um levantamento de acidentes e abusos de velocidade. Em 2017, foram 44 mortes no perímetro urbano (com exceção da Avenida Colombo fiscalizada pela Polícia Rodoviária Federal).

Arrecadação

A prefeitura estima que os 40 novos radares fixos de controle de velocidade emitirão cerca de R$ 15 milhões em multas por ano.

O cálculo é feito com base na média de infrações registradas em anos anteriores. A projeção da Secretaria de Mobilidade (Semob) é de que 320 motoristas serão flagrados por dia acima de velocidade permitida.

Radares e vias:

6 radares

  • Contorno Sul

5 radares

  • Nildo Ribeiro

3 radares

  • Avenida Alexandre Rasgulaeff
  • Avenida Mandacaru

2 radares

(Do G1)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box