Sex, 09 de Março de 2018 22:55

Venezuelanos serão levados de RR a outros estados em abril, diz governo federal

depois de hatianos, os venezuelanos... depois de hatianos, os venezuelanos...


A interiorização de venezuelanos de Roraima a outros estados do país deve ocorrer em abril, segundo informou nesta sexta-feira (9) a Casa Civil da presidência da república.

O processo será após a conclusão da fase de vacinação contra sarampo e febre amarela dos imigrantes que vivem em Roraima. Uma vacina só pode ser tomada 30 dias uma após a outra e há casos em que eles ainda não foram imunizados.

Ainda não foi informado quantos serão levados e para quais cidades eles irão. Em fevereiro a prefeitura informou que a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) havia feito uma lista com 571 nomes de venezuelanos interessados em deixar o estado e ir a outras regiões do país.

A interiorização, prevista inicialmente para ocorrer em março, faz parte de uma força-tarefa criada por Michel Temer (MDB) para cuidar do fluxo migratório.

Em fevereiro o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que os dois primeiros destinos dos imigrantes venezuelanos que estão concentrados em Roraima devem ser o estados de São Paulo e Amazonas.

Roraima lida desde 2015 com a chegada desenfreada de venezuelanos, cujo êxodo é motivado pela crise política, econômica e social do país.

Só nos primeiros 45 dias deste ano, mais de 18 mil venezuelanos solicitaram permissão para entrar no país, mas o número é impreciso, já que um mesmo imigrante pode atravessar a divisa várias vezes, além de dos que se arriscam e entram irregularmente.

A prefeitura estima que há 40 mil venezuelanos vivendo hoje na cidade, o que representa mais de 10% dos 330 mil habitantes da capital.

Para fugir na fome no país governado por Nicolás Maduro, os imigrantes enfrentam 215 Km a pé a de carona de Pacaraima, cidade na fronteira, a Boa Vista. Na capital, eles vivem em abrigos, praças públicas e em casas 'fantasmas' sem móveis e com até 30 pessoas.

 

 




Twitter - Políticos

Michel Temer


Beto Richa


Rafael Greca


Álvaro Dias


Gleisi Hoffman


Roberto Requião

S5 Box