sexta, 14 de dezembro de 2018


Dom, 11 de Março de 2018 11:18

Sebastián Piñera toma posse neste domingo no Chile

Bachelet passa a faixa a Piñeras Bachelet passa a faixa a Piñeras


O empresário bilionário Sebastián Piñera toma posse neste domingo (11) como presidente do Chile. Ele, que já foi presidente entre 2010 e 2014, deve enfrentar o desafio de governar com um Congresso dividido e a pressão de movimentos sociais que desejam aprofundar as reformas que a socialista Michelle Bachelet deixou inconclusas.

Piñera venceu em segundo turno as eleições presidenciais de dezembro, derrotando o adversário de centro-esquerda Alejandro Guillier. Sua vitória é vista como o último exemplo do avanço da direita na América Latina.

A cerimônia de posse está prevista para às 12h de Brasília e será realizada no Congresso Nacional chileno, em Valparaíso. Esta é a segunda vez que Bachelet passa a faixa presidencial a Piñera, já que em 2010 ele também sucedeu a mandatária de esquerda.

Entre as presenças confirmadas estão os presidentes Michel Temer, Maurici Macri, da Argentina, Enrique Peña Nieto, do México, Pedro Pablo Kuczynski, do Peru, e Lenín Moreno, do Equador. Depois da cerimônia, Piñera deve ir a Cerro Castillo para almoçar com seus convidados e, depois, viajará à capital Santiago, onde pronunciará seu primeiro discurso como presidente.

Primeira mulher a assumir a presidência do Chile, em 2006, Bachelet termina seu segundo mandato com 30% de popularidade, muito abaixo dos 80% registrados ao final de seu primeiro governo, em meio a opiniões divididas sobre o alcance de suas reformas.




Twitter - Políticos

Michel Temer


Beto Richa


Rafael Greca


Álvaro Dias


Gleisi Hoffman


Roberto Requião

S5 Box