quinta, 20 de setembro de 2018


Seg, 09 de Abril de 2018 12:08

Governo do PR, pesquisa Ibope: todo mundo embolado

Ratinho, Cida, Osmar: 'tudo zunto'... Ratinho, Cida, Osmar: 'tudo zunto'...


Foi divulgada nesta segunda-feira (9), a primeira pesquisa de 2018 do Instituto Ibope Inteligência sobre a corrida ao Governo do Paraná.  O levantamento apontou empate técnico entre os pré-candidatos Ratinho Jr. (PSD), com 34% das intenções de voto, e Osmar Dias (PDT), que tem 28%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Cida Borghetti (PP), que assumiu o cargo de governadora na sexta-feira (6), após a renúncia de Beto Richa (PSDB) para disputar o Senado alcançou 5% das intenções de voto dos entrevistados. Na sequência, veio Dr. Rosinha (PT)  com 3%. A pesquisa apontou ainda que 24% dos entrevistado votariam em branco ou nulo. Outros 6% não souberam ou não responderam.

Dos nomes com pré-candidaturas postas ficaram de fora Roberto Requião (PMDB) e Jorge Bernardi (Rede). Pelo Twitter, Requião disse; “CBN e ibope fazem pesquisa para o governo do Paraná e excluem meu nome”.  No texto o senador xinga os responsáveis pela pesquisa e completa: ” Pelo jeito já estou eleito!”, esbravejou.

A pesquisa entrevistou 1.008 eleitores em todo o Paraná, entre os dias 03 e 05 de abril de 2018. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TRE com o número 06410/2018, foi encomendada pela rádio CBN Cascavel.

Intenção de voto espontânea

Na pergunta espontânea, quando não há a apresentação do disco contendo o nome dos possíveis candidatos, 64% dos eleitores não sabem ou não respondem à pergunta e outros 19% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Ratinho Junior é citado por 4% dos eleitores, enquanto Álvaro Dias (Podemos), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) aparecem com 3% das menções espontâneas cada um. Osmar Dias é lembrado por 2% dos paranaenses e os demais possíveis candidatos têm 2% ou menos das citações.

Conhecimento dos pré-candidatos

Foi investigado também o grau de conhecimento para cada um dos possíveis candidatos. Osmar Dias e Ratinho Junior são os mais conhecidos, sendo que, 57% dos entrevistados declaram que conhecem bem ou mais ou menos o primeiro e 53% fazem tal declaração em relação ao segundo. Por outro lado, Dr. Rosinha é o mais desconhecido, uma vez que 63% declaram que não o conhecem. Praticamente dois quintos (39%) dos entrevistados afirmam que não conhecem Cida Borghetti, enquanto 33% a conhecem só de ouvir falar.

Rejeição

O IBOPE Inteligência perguntou em quais dos possíveis candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Dr. Rosinha é o mais citado (53%), seguido por Cida Borghetti (40%). Cerca de um quinto não votaria de jeito nenhum em Ratinho Junior (22%) e Osmar Dias (21%). Aqueles que preferem não responder correspondem a 10% da amostra e 6% declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um nome.

Para ler a reportagem completa da CBN Cascavel, clique AQUI




Twitter - Políticos

Michel Temer


Beto Richa


Rafael Greca


Álvaro Dias


Gleisi Hoffman


Roberto Requião

S5 Box