Dom, 03 de Junho de 2018 23:35

Erupção de vulcão deixa pelo menos 6 mortos na Guatemala

Vulcão de Fogo é um dos muitos ativos no país Vulcão de Fogo é um dos muitos ativos no país


Pelo menos seis pessoas morreram após a erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala neste domingo (3). Outras 20 pessoas ficaram feridas e mais de 2.000 pessoas foram evacuadas pela erupção. A forte explosão gerou colunas de cinzas que levaram as autoridades a aumentar o monitoramento de sua atividade, devido ao risco às comunidades próximas.

A forte explosão do vulcão, localizado 35km a sudoeste da capital, corresponde à segunda fase eruptiva do ano, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred). O Vulcão de Fogo da Guatemala tem 3.763 metros de altura.

Segundo o funcionário, as colunas de cinzas ultrapassam os 2.200 metros sobre a cratera, o que provocou a queda de "partículas finas" deste material sobre comunidades vizinhas, mas, apesar da atividade intensa, no momento "não é necessário realizar evacuações".

O Vulcão de Fogo, localizado entre os departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, teria gerado sua primeira erupção de 2018 em janeiro. Em setembro de 2012, ele provocou a última emergência por erupção no país, com a retirada de 10 mil habitantes localizados em povoados ao sul do mesmo.(AFP)




Twitter - Políticos

Michel Temer


Beto Richa


Rafael Greca


Álvaro Dias


Gleisi Hoffman


Roberto Requião

S5 Box