terça, 17 de setembro de 2019


Sex, 24 de Agosto de 2018 15:36

Enquanto não começa o horário eleitoral, candidatos se viram nas redes


Como a propaganda eleitoral no rádio e televisão só começa no próximo dia 31, os quatro candidatos ao governo do Estado com as coligações mais fortes resolveram antecipar nas redes sociais da internet o que devem apresentar no horário gratuito. O deputado estadual Ratinho Junior (PSD), governadora Cida Borghetti (PP), o deputado federal João Arruda (MDB) e o ex-deputado Doutor Rosinha (PT) já tem peças publicitárias, galerias de fotos, vídeos e produção de conteúido específico para a internet. Ambas as campanhas já adotaram identidade visual.

Desde o dia 16 de agosto, data a partir da qual os candidatos já podem fazer campanha com pedido de votos, a página de Ratinho Junior publicou 40 conteúdos em sua página no Facebook, dez desses são vídeos, dos quais seis são destaques editados do debate entre candidatos ao governo da TV Band, no dia 16. Ratinho adotou os tons azul e verde em suas peças publicitárias e cirou uma logomarca com a letra “R” e seu número de urna.

Na última quarta-feira, o candidato do PSD publicou um vídeo que dá o tom de sua campanha na televisão. Ele destaca as viagens e cursos que fez no exterior, em busca de ideias para seu plano de governo. “O mundo atual é conectado. Não podemos viver em uma bolha”, defende. Ele bate na tecla da “modernidade”, “tecnologia” e “modelo de gestão”, afirmando querer “fazer diferente”. E conclui com o slogan: “chegou a hora de mudar, Paraná”.

Cida postou 12 conteúdos desde o dia 16, entre fotomontagens, galerias, links e apenas três vídeos. Um deles com edição de trechos do debate na TV Band no dia 16, outro com imagens dela em casa e o terceiro com ela relatando o destaque dado pelo jornal Folha de S. Paulo. “Domingo, estou em casa, tomando meu cafezinho e lendo a Folha de São Paulo”, recita. Cida tenta passar imagem caseira. Além dos banners, o único vídeo já com introdução de tema, com cores rosadas e roxas, que deve ser padronizado em sua campanha, é o que traz trechos do debate. Cida está entre os candidatos que já patrocina impulcionamento de vídeos e posts no Facebook e Instagram desde abril, quando declarou-se pré-candidata.

O candidato do PT, o ex-deputado federal Dr Rosinha, publicou vídeo com trecho do debate na Band em que afirma que eleito governador, vai combater o pagamento do auxílio-moradia para servidores que possuam casa própria. “Não para entregar auxílio-moradia como penduricalho de salário”, defende.

Retorno - Apesar disso, um dos responsáveis pelo marketing da campanha revela ainda não ter como quantificar o retorno do que é realizado na internet. “Ainda não sabemos se isso terá efetividade. Tem muita gente apostando alto, mas ainda não sabemos como vai ser”, pondera.

Campeão - João Arruda é o campeão de postagens. Do do dia 16 para cá, foram 46 conteúdosm dentro os quais nove são vídeos. Entre esses, duas transmissões ao vivo e um vídeo publicitário, visivelmente produzido, com imagens aéreas do Estado e do candidato. Arruda também aposta em fotos profissionais, na maioria do fotógrafo Eduardo Matysiak, recém-contratado pela campanha. Arruda adotou a marca com destaques para tons claros, em azuis, bordô, amarelo e verde. Na foto de perfil, o sorriso deu lugar a uma expressão mais séria, de candidato de oposição. A camisa é azul clara.

Candidato do PT evita vermelho

Doutor Rosinha também já botou publicitários para trabalhar. Sua campanha terá a cor amarela canário. À exemplo da campanha da senadora Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná em 2014, que adotou a cor lilás, Rosinha também substituiu o vermelho tradicional do PT nas peças publicitárias. A estrela permanece. A página de Rosinha fez 24 postagens. Ele é o único dos quatro candidatos que utilizou memes para caricaturar adversários. As montagens debocham de Ratinho, Cida e Arruda.

O candidato disse que ainda não sabe quanto poderá gastar na campanha, já que o partido ainda não teria feito a transferência de sua fatia do fundo eleitoral. “O pessoal da campanha está trabalhando com a promessa do pagamento. Estamos fazendo os contratos desde o dia 16 de agosto”, confirma.  Neste ano o programa eleitoral gratuito em TV e rádio começa no dia 31 de agosto, 37 dias antes das eleições. O período de transmissão foi reduzido de 45 para 35 dias. Com isso, a aposta dos candidatos é a internet, em especial às redes sociais.(Narley Resende/Bem Paraná)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box