quarta, 16 de outubro de 2019


Sáb, 01 de Setembro de 2018 11:50

Governadora Cida Borghetti assina carta-compromisso do Codefoz

Cida em Foz Cida em Foz

A governadora Cida Borghetti (Progressistas) foi a quarta candidata nas eleições deste ano a assinar o documento com as pautas prioritárias para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. Ela firmou a carta-compromisso do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) na quinta-feira, 30, no Recanto Cataratas Thermas Resort e Convention.

A governadora participou da sessão plenária juntamente com o candidato a vice-governador em sua chapa, o Coronel Malucelli (PMN). Também participaram da reunião o diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Mauro Corbellini; os deputados federais Alfredo Kaefer e Ricardo Barros; o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, o Teixeirinha; e os secretários estaduais de Comunicação Social, Alexandre Teixeira; de Cultura, João Fiani; e de Segurança, Julio Reis.

O presidente do Codefoz, Mario Camargo, enfatizou que as reivindicações do município visam a solucionar problemas históricos de infraestrutura e logística, o que é indispensável para fomentar o crescimento de Foz do Iguaçu. Após apresentar os itens da carta-compromisso, Camargo pediu para Cida Borghetti informar sobre o andamento da licitação para a construção do viaduto da BR-277 com a Avenida Costa e Silva.

“Três candidatos ao Governo da Paraná assinaram o documento com as pautas prioritárias para a nossa cidade. Queremos que a próxima gestão tenha um olhar atento para Foz do Iguaçu”, frisou Mario Camargo. “Vamos criar um grupo técnico que acompanhará de forma permanente a implantação e a execução das reivindicações apresentadas pelo Codefoz”, disse.

Planejar o Paraná para 35 anos

Em sua explanação à plenária do Codefoz, Cida Borghetti fez um balanço dos quatro meses em que é governadora do Paraná, após ter assumido a função em abril deste ano. Ela apresentou realizações de governo, ressaltando ações de combate à corrupção e investimentos em saúde, segurança e obras. Em seguida, assinou a carta-compromisso com as prioridades de Foz do Iguaçu.

Após comentar os principais pontos do documento do Codefoz, a governadora informou que os entendimentos para a construção da segunda ponte em Foz do Iguaçu ligando o Brasil ao Paraguai estão em fase avançada. “Há duas semanas, nos reunimos com os diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu Binacional. A empresa ficou responsável por todas as tratativas e pelo financiamento da segunda ponte, que será uma realidade em breve”, garantiu Cida Borghetti.

A governadora ressaltou que pretende planejar o estado para longo prazo. “Começaremos a discutir com a sociedade o desenvolvimento do Paraná para 2053, quando completaremos 200 anos de emancipação do estado de São Paulo”, revelou Borghetti. “Queremos debater os itens em que precisamos avançar, como educação, saúde, segurança e infraestrutura para definirmos o Paraná que queremos para daqui a 35 anos”, refletiu.

Cida Borghetti reafirmou que o viaduto na entrada da cidade, entre a BR-277 e a Avenida Costa e Silva, já foi licitado e será construído. Explicou que Foz do Iguaçu deverá receber um ramal da ferrovia que ligará as cidades de Dourados (MS) e Paranaguá (PR) e que já comunicou às concessionárias que o atual modelo de pedágio não será renovado.

Saúde

Durante a assinatura da carta-compromisso do Codefoz, Cida Borghetti recebeu um documento entregue por Sérgio Fabriz, diretor do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A carta reúne informações sobre os atendimentos realizados pela unidade de saúde e demonstra os investimentos necessários para a manutenção do hospital que atende as cidades da região.

Plenária

Participaram da plenária o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato; o secretário-geral do Codefoz e secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, que representou o prefeito Chico Brasileiro; e o secretário municipal de Planejamento, Elsídio Cavalcanti. Compareceram à reunião ainda a vereadora Rosane Bonho e o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo.

Também participaram da sessão do Codefoz o presidente da ACIFI, Faisal Ismail; o presidente do Comtur, Carlos Silva; o assessor da Diretoria-Geral da Itaipu Binacional, Tércio Albuquerque; e a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Ivone Müller. A plenária reuniu gestores de cidades da região e candidatos a deputado estadual e federal com base eleitoral em Foz do Iguaçu. (Com informações da Assessoria da Candidata)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box