quarta, 19 de setembro de 2018


Qui, 13 de Setembro de 2018 21:39

BC e Autoridade Monetária de Hong Kong firmam acordo na área de fintech


O acordo entre os países tem objetivo de reforçar a colaboração entre os bancos na área de fintech

A partir de agora o Brasil e Hong Kong estão unidos em busca de inovações em serviços financeiros, no começo desta semana, as autoridades monetárias dos dois países, o executivo chefe da Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), Norman Chan, e o presidente do BC, Ilan Goldfajn, assinaram um acordo de cooperação, em Basileia, na Suíça.

O acordo assinado entre a HKMA e o Banco Central do Brasil (BC) reforça a colaboração entre os bancos na área de fintech, empresas inovadoras, em compartilhamento de informação e tecnologia. A fintechs são empresas de tecnologia que atuam no setor financeiro. Em abril, foi editada uma norma que estabeleceu os termos para a sua atuação no mercado de crédito, trazendo os critérios, inclusive, para o financiamento entre pessoas físicas por plataforma eletrônica. Assim, as fintechs podem trabalhar sem estarem vinculadas a uma instituição financeira convencional.

Goldfajn comemorou a pacto de colaboração com os asiáticos. “um dos principais centros de tecnologia financeira na Ásia”. O dirigente ressaltou que o Banco Central busca novas regulamentações sobre o tema com objetivo de “promover o desenvolvimento do setor de fintech e reforçar a resiliência da indústria financeira brasileira a ataques cibernéticos”.

Diário do Poder conversou com um especialista para saber qual o principal benefício para o Brasil com esse acordo, segundo o advogado Henrique Arake o principal benefício com essa cooperação é a segurança, pois falta de ambiente regulatório, gera insegurança, falta de segurança, não tem investimento. “Um acordo como esse vai deixar mais claro o ambiente regulatório, e vai facilitar, na medida em que o Banco Central pode se antecipar ao que estão fazendo lá fora e preparar o ambiente aqui, para quando alguém quiser mexer com isso”. (Com informações ABr)




Twitter - Políticos

Michel Temer


Beto Richa


Rafael Greca


Álvaro Dias


Gleisi Hoffman


Roberto Requião

S5 Box