Ter, 18 de Setembro de 2018 14:24

Solenidade em Itaipu marca abertura da 3ª Conferência Mundial de Barragens

(Foto: Alexandre Marcheti/Itaipu Binacional) (Foto: Alexandre Marcheti/Itaipu Binacional)


Evento também reuniu participantes do 60º Congresso Brasileiro do Concreto. Os eventos ocorrem ao longo da semana em Foz do Iguaçu e têm o patrocínio de Itaipu.



A Itaipu Binacional recebeu, na noite desta segunda-feira (17), os participantes da 3ª Conferência Mundial de Barragens (3rd International Dam World Conference), evento técnico que ocorre ao longo desta semana em Foz do Iguaçu (PR). A abertura da conferência teve como cenário a iluminação da barragem da usina hidrelétrica. A solenidade, no Mirante Central da usina, também reuniu participantes do 60º Congresso Brasileiro do Concreto, evento promovido paralelamente à conferência até sexta-feira (21).

“Não teria lugar mais apropriado para marcar a abertura deste evento do que aqui, diante da barragem de Itaipu”, afirmou em suas boas-vindas o diretor administrativo da binacional, João Pereira, que na ocasião representou o diretor técnico executivo, Mauro Corbellini.

O congresso é organizado pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon). Já a conferência tem como promotores, além do Ibracon, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), de Portugal, com o apoio do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e da Comissão Nacional Portuguesa de Grandes Barragens (CNPGB). Ambos os eventos ocorrem no Recanto Park Hotel, a partir desta terça-feira (18), e têm patrocínio da Itaipu.

“Este é um evento internacional sobre barragens e Itaipu continua sendo uma obra icônica e representativa da engenharia. Nada mais justo apresentar para o mundo esta maravilha”, resumiu o diretor-presidente do Ibracon, Júlio Timerman. “Os profissionais que estão aqui são os mais renomados do mundo na área de barragem. É uma excelente oportunidade para trocar experiências.”

É o que também acredita o consultor em segurança de barragens e vice-presidente do CBDB, José Marques Filho, conselheiro permanente do Ibracon e integrante do board de consultores da Itaipu em segurança de barragens. “O mais importante é fazer estas pessoas conviverem. É assim que a gente cria inovação”.

Segundo Marques Filho, a relação do CBDB com o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragem (Ceasb), que é coordenado por Itaipu e pelo Parque Tecnológico Itaipu, é muito próxima. “O fato de ter processos e procedimentos bem definidos em segurança de barragem é fundamental em um país tão espalhado como o Brasil. E Itaipu tem feito algumas inovações importantes.”

“Nós ficamos felizes em dar exemplo e mostrar aos outros o que temos orgulho e, no caso de nossa engenharia, Itaipu é motivo de orgulho. É uma obra majestosa, uma barragem enorme, com uma geração de energia fantástica”, afirmou o consultor do Ibracon, Túlio Nogueira Bittencourt. Para ele, a empresa se destaca ainda pela a preocupação com o meio ambiente e as populações do seu entorno, além do cuidado técnico com manutenção adequada para continuar produzindo energia.

A conferência reúne cerca de 300 especialistas em barragens do mundo todo. Já o congresso recebe aproximadamente 5 mil pessoas, entre representantes de variados setores da cadeia do concreto e pesquisadores. O objetivo é debater as pesquisas das instituições e a experiência na área da construção civil.

Participação da Itaipu

Vários profissionais da Itaipu participarão da semana de eventos técnicos do congresso do concreto e da conferência de barragens. Serão palestras, artigos e painéis defendidos pelos empregados das superintendências de Engenharia e de Obras da binacional.

Na quinta-feira (20), o engenheiro civil Etore Funchal, pós-doutor em Estruturas e Materiais pela Arizona State University (EUA), vai proferir a palestra “Barragem de Itaipu: 35 anos depois da construção”. Etore é diretor regional do CBDB, faz parte da organização do congresso e atua na Itaipu na Divisão de Obras Civis.

“A participação da Itaipu neste evento é importante porque mostra a qualidade do trabalho feito aqui, mas também apresenta oportunidades de melhorias em nossos processos e para que o corpo técnico da empresa tenha um aperfeiçoamento profissional”, concluiu Funchal. (Imprensa IKtaipu)

(Foto: Alexandre Marcheti/Itaipu Binacional)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box