segunda, 22 de outubro de 2018


Qua, 10 de Outubro de 2018 11:39

Gestão austera e corte de gastos garantem melhorias no transporte público


A reintegração metropolitana do transporte, a implantação da primeira fase do Ligeirão Norte-Sul e a liberação de recursos para Linha Direta de biarticulados do Santa Cândida ao Capão Raso; o Circular Centro 100% elétrico em testes e a renovação anual da frota são medidas da Prefeitura para garantir melhor qualidade na mobilidade por ônibus em Curitiba.

Em um ano e dez meses de gestão, a administração municipal equilibrou o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), que estava deficitário, e promoveu o saneamento financeiro da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), empresa que gerencia o transporte público na cidade, com a quitação de débitos e medidas que geraram economia aos cofres públicos.

O horário de atendimento aos cidadãos, que na gestão passada foi fixado das 8h às 14h, foi alterado para o período da tarde (das 12h30 às 18h30), para maior comodidade dos usuários dos serviços. Além de melhor atender à população, a mudança gera uma economia que deve ultrapassar R$ 500 mil neste ano.

Como parte do ajuste de contas pendentes, desde janeiro de 2017 até aqui, R$ 83,8 milhões em dívidas da Urbs foram parceladas. Eram pendências do não pagamento de impostos e taxas, débitos trabalhistas e com a Copel. Neste total estão computados o parcelamento com o Programa de Demissão Voluntária feito em 2017.

“O PDV para os funcionários já aposentados que ainda estavam na ativa nos levou a uma renovação da estrutura funcional da empresa”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Retomada do transporte

A recuperação do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), que em janeiro de 2017 estava deficitário em cerca de R$ 5 milhões e que hoje encontra-se em equilíbrio, permitiu à Urbs iniciar a renovação da frota de ônibus da capital, que há mais 5 anos não feita e também garantir o pagamento dos serviços executados.

Antes disso, a empresa assinou um termo de repactuação com os três consórcios de empresas, medida importante para colocar fim as mais de 20 ações judiciais que travavam a renovação da frota. O termo foi avaliado pelo Ministério Público e está disponível no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) para consulta.

No acordo está previsto a renovação de 150 ônibus por ano até 2020. Com o fim da judicialização do processo e do fluxo financeiro no FUC, a Urbs já entregou à cidade 49 novos ônibus. “Temos previstos para o fim do ano o restante para completar os 150”, disse Maia Neto.

Na nova frota estão os ligeirões para o eixo Norte-Sul, que na primeira etapa vai do terminal Santa Cândida até a Praça do Japão. A linha seguirá até o Capão Raso, na segunda fase que terá a obra licitada ainda neste ano.

O equilíbrio do FUC tem mantido o salário de motoristas e cobradores em dia e há mais de um ano o sistema de transporte não enfrenta greves. Com a regularidade do sistema, o número de passageiros pagantes no transporte, que influencia diretamente no cálculo da tarifa técnica, está em equilíbrio pela primeira vez em mais de seis anos. “Deixamos de ter perda de passageiros e isso é muito significativo”, destacou o presidente da Urbs.

Transparência

A Urbs mantém no seu site todos os números, dados, planilhas e informações a respeito do cálculo tarifário para remuneração dos consórcios Pontual, Pioneiro e Transbus, que fazem a operação do transporte coletivo em Curitiba.

Quem acessar o site pode conferir o percentual que cada componente dos custos do transporte pesam na tarifa do passageiro. Além das tabelas, a Urbs disponibiliza também todos os contratos e o valor da tarifa técnica.

A empresa está estudando uma nova forma de mostrar ao cidadão como são feitos os cálculos dos custos do transporte público. A proposta que está sendo desenvolvida prevê uma maneira didática e interativa para que o próprio cidadão faça as projeções. A previsão é de que até o início do ano que vem essa nova ferramenta para aumentar a transparência seja disponibilizada.




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