segunda, 19 de novembro de 2018


Seg, 15 de Outubro de 2018 13:06

Coalizão de Merkel enfrenta incerteza após derrota eleitoral na Baviera


O histórico revés eleitoral sofrido nas eleições regionais da Baviera deixou os aliados da chanceler Angela Merkel em um cenário de incerteza, com questionamentos sobre o futuro da instável coalizão que governa a Alemanha há seis meses.

Os eleitores bávaros provocaram duras perdas a dois aliados da chanceler, que governam ao lado de seu partido de centro-direita (CDU).

A CSU, apesar de ter ficado em primeiro lugar, saiu especialmente mal. Com 37% dos votos, perdeu a maioria absoluta no Parlamento regional, algo que só havia acontecido uma vez em 50 anos. Para governar, terá que estabelecer uma aliança com um movimento independente de direita, os "Eleitores Livres".

Outro aliado de Merkel, o partido social-democrata SPD ficou em quinto lugar, uma catástrofe, pois não conseguiu alcançar 10% dos votos. O péssimo resultado alimentará as dúvidas no SPD sobre o interesse em participar na coalizão governamental, na qual entraram com relutância após as eleições legislativas de 2017.

Após a votação regional, a nova líder do SPD, Andrea Nahles, preferiu adiar para os próximos meses a decisão sobre a permanência dos social-democratas na coalizão. Muitos dirigentes do SPD defendem a saída e a imprensa especula sobre um possível governo minoritário neste caso.




Twitter - Políticos

Michel Temer


Beto Richa


Rafael Greca


Álvaro Dias


Gleisi Hoffman


Roberto Requião

S5 Box