segunda, 17 de dezembro de 2018


Qui, 22 de Novembro de 2018 22:14

Prefeitura e instituição internacional vão plantar 10 mil árvores em dois anos


Curitiba é a terceira cidade a firmar parceria com a Associação Plant-for-the-Planet no Brasil. O termo de parceria da Prefeitura com a instituição foi assinado na manhã desta quinta-feira (22/11), pelo prefeito Rafael Greca e pela diretora da entidade no país, Evelyn Araripe. As secretárias do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; e da Educação, Maria Sílvia Bacila, também assinaram o documento. A parceria prevê que em dois anos serão plantadas 10 mil árvores em Curitiba.

Participaram da solenidade dez representantes dos primeiros Embaixadores do Clima, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado, que fica na Cidade Industrial de Curitiba. A formalização da parceria foi realizada durante o XV Encontro dos Secretários Municipais das Capitais Brasileiras, o CB27, que acontece desde quarta-feira (21/11), até esta sexta-feira (23/11) em Curitiba, no Parque Barigui.

“Uma das formas de preservarmos o planeta é educarmos os que estão na escola para que o mundo permaneça tão bonito como o que nós recebemos para os que vão nascer”, destacou o prefeito. “E educar para plantar e para preservar e respeitar a natureza é o nosso dever”, completou, referindo-se à participação dos curitibinhas nas ações ambientais da cidade.


LEIA MAIS:


Além dos secretários municipais do Meio Ambiente, presenciaram a assinatura da parceria o coordenador Nacional do CB27 e secretário de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, André Fraga; a coordenadora de Projetos da Fundação Konrad Adenauer, Marina Caetano; o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo; equipes do ICLEI e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; além dos participantes inscritos para a programação aberta do CB27.

Início dos trabalhos

Na quarta-feira (21/11), 30 alunos da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado participaram da primeira academia do Plant-for-the-Planet. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, 40 atividades semelhantes estão previstas em outras escolas municipais.

Além de receber informações sobre a importância das áreas verdes nas cidades, eles fizeram o plantio de 100 mudas de árvore no Parque Túlio Vargas, na CIC. A meta mundial do Plant é de se chegar a um trilhão de árvores plantadas no mundo até 2020.

Para a estudante Maria Luiza Fernandes foi uma grande experiência. Ela aprendeu sobre o papel das árvores na qualidade do ar que respira e espera poder contribuir ainda mais com o projeto. “Quando a gente planta, sabe que vai ajudar o mundo e isso é muito bom. Vou contar para os meus pais e se encontrar alguém importante como um vereador da cidade, vou contar também”, disse.

Entre os materiais de divulgação do projeto, estão diversas fotos em que os embaixadores parecem tapar a boca de políticos ou celebridades. Os cartazes vêm com a mensagem “Stop talking, start planting”, que significa, em português, “Pare de falar, comece a plantar”.

Na manhã desta quinta-feira (22/11), o prefeito Rafael Greca posou para a foto de divulgação com a estudante Kawanny Schneider, também aluna do 5º ano da escola municipal Heitor de Alencar Furtado.

Os secretários municipais do Meio Ambiente, incluindo a secretária Marilza, foram convidados, também, a fazerem as suas fotos de divulgação. Saiba mais sobre o Plant-for-the-Planet no site da instituição.




Twitter - Políticos

Michel Temer


Beto Richa


Rafael Greca


Álvaro Dias


Gleisi Hoffman


Roberto Requião

S5 Box