quarta, 16 de outubro de 2019


Qua, 23 de Janeiro de 2019 11:35

FAEP solicita prorrogação de dívidas dos produtores por conta da seca

Ágide Meneguette, presidente da FAEP (Arquivo Google) Ágide Meneguette, presidente da FAEP (Arquivo Google)


Diante das perdas de produção devido aos fatores climáticos, agricultores podem ter dificuldades de pagamento dos créditos de custeio e investimentos

Em ofício enviado à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na última terça-feira (22), o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, solicita intervenção do Ministério junto às instituições financeiras para viabilizar a prorrogação de dívidas dos produtores rurais. A possibilidade está prevista no Manual do Crédito Rural – MCR 2-69.

O documento da FAEP ratifica as dificuldades enfrentadas pelos produtores paranaenses diante das perdas ocorridas nas lavouras de grãos, principalmente na soja. Diante deste cenário de redução da produtividade e produção, há um risco de incapacidade de pagamento dos créditos de custeio e investimento contratados.

Para que os produtores do Estado não enfrentem complicações financeiras, o presidente da FAEP pede auxílio do Ministério da Agricultura para orientar as instituições financeiras quanto as prorrogações. "Queremos evitar que os produtores fiquem inadimplentes e impedidos de operar no sistema de crédito, o que desencadearia danos aos demais cultivos da safra em curso", afirma Meneguette.

Devido à estiagem nas regiões produtoras do Paraná, a cultura da soja já registra perdas de até 40%, de acordo com informações da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná (Seab). As estimativas do serviço meteorológico Climatempo são de que as condições climáticas melhorarem somente a partir da última semana de janeiro. (Comunicação Social da FAEP)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box