segunda, 16 de setembro de 2019


Sáb, 26 de Janeiro de 2019 12:15

Verão Curitiba tem corrida de orientação no Parque Náutico. Veja as atrações


 

Receber um mapa, saber interpretar os símbolos pelo caminho, se orientar e chegar ao final do trajeto. Quem for ao Parque Náutico, no Boqueirão, neste fim de semana, vai poder vivenciar as aventuras e descobertas da chamada corrida de orientação.

Esse é um dos destaques da programação do Verão Curitiba 2019 neste sábado (26/1) e domingo (27/1). Do outro lado da cidade, no Parque Lago Azul, no Umbará, a diversão para as crianças será deslizar em uma lona com água e sabão.

Todas as outras atividades gratuitas de recreação do Verão Curitiba 2019 estarão disponíveis nos quatro parques que participam das ações: Barigui, Passaúna, Náutico e Lago Azul.

Jogos de tabuleiro gigantes, xadrez, pingue-pongue, perna de pau, minifutebol e vôlei estão entre as opções de diversão. Em caso de chuvas as atividades serão suspensas.

Ações integradas

A coordenação das atividades do Verão Curitiba é feita pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), mas envolve outras áreas da Prefeitura, como Fundação Cultural, Saúde, Educação e Turismo.

Nos parques Barigui e Náutico também são feitas apresentações circenses, dentro do programa Praça do Circo, da Fundação Cultural. Estas atividades são cobradas e os ingressos são vendidos no próprio local.

Oriente-se

A professora da Smelj Maria Cristina Fernandes preparou um circuito para ser desbravado no Parque Náutico. A atividade é gratuita e pode ser feita por crianças, adultos e idosos.

A corrida de orientação será feita às 15h e às 17h, no sábado (26/1) e domingo (27/1) somente no Parque Náutico. “A ideia é dar oportunidade para as pessoas conhecerem o esporte. Vamos dar um mapa para os participantes se orientarem em um percurso pré-definido”, explicou Maria Cristina.

Não é preciso fazer inscrições, basta se juntar ao grupo e participar da atividade. Serão colocados pontos de controle ao longo do percurso, como em uma caça ao tesouro. “Eles vão precisar interpretar a simbologia do mapa para conseguirem se orientar”, disse a professora, que convida a todos para conhecerem como é uma corrida de orientação.

“Não será uma competição. É para todos experimentarem e conhecerem o esporte”, definiu Maria Cristina, campeã sul-americana de corrida de orientação na modalidade Sprint, categoria 45 anos. O título foi conquistado na cidade de Minas, no Uruguai, em novembro do ano passado. A professora também coordena a equipe de desempenho da Smelj de corrida de orientação.

Lazer na Rua XV

Além das ações nos parques, neste sábado (26/1), das 9h às 14h, haverá novamente o Lazer na Rua XV de Novembro, no Centro. Entre a Praça Osório e o Bondinho da XV serão feitas atividades gratuitas de pintura em papel kraft, jogos gigantes de tabuleiro, pingue-pongue e cama elástica. Em caso de chuvas as atividades são suspensas.


Endereços dos parques do Verão Curitiba

- Parque Barigui, Avenida Cândido Hartmann, sem número, bairro Santo Inácio (ao lado do Museu do Automóvel)
- Parque Náutico, Avenida Marechal Floriano Peixoto, sem número, bairro Boqueirão
- Parque Passaúna, Rua Ângelo Marqueto, 2.528, bairro Augusta (prainha do lago próxima ao mirante)
- Parque Lago Azul, Rua Colomba Marlin, 831, bairro Umbará





Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box