segunda, 18 de fevereiro de 2019


Qui, 31 de Janeiro de 2019 17:15

Geap Saúde inicia implantação do Compliance

lEOPOLDO jORGE aLVES nETO lEOPOLDO jORGE aLVES nETO


Operadora de Saúde com mais de 70 anos toma atitudes para tornar processos ainda mais transparentes. No Brasil, mortalidade de empresas com até 5 anos beira os 50% por falta de controles internos

Uma discussão está na agenda dos executivos brasileiros, atualmente, e diz respeito ao fortalecimento da credibilidade das empresas, por meio da transparência e da clareza nos processos. A cultura de Compliance tem conquistado a atenção das corporações, concentradas em aprimorar o jeito de fazerem seus negócios. No segmento da saúde, a Geap é uma das pioneiras na adoção de um sistema de governança corporativa.

Subestimar o compliance é o que explica, talvez, porque a taxa de mortalidade das empresas com até 5 anos de vida beira os 50% no Brasil, segundo a Endeavor. Menos de 20% das empresas chegam aos seus 10 anos, em geral, por falta de controles internos, falhas de gestão, respeito às normas e regulamentação.

Segundo a Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil 2017/2018, 27% das corporações não têm estruturas dedicadas ao tema, com autonomia e independência. Na empresa sem fins lucrativos responsável por operar planos de saúde de servidores do governo federal, a Geap, a realidade é diferente. A empresa tem pautado as ações de forma ética e transparente, e investe na capacitação das suas equipes para a implantação de um amplo sistema de governança corporativa.

Há alguns meses, a Geap lançou o Código de Ética e Conduta, que norteia a adoção de posturas, comportamentos e atitudes de seus colaboradores. O Código reforça o compromisso com as melhores práticas de gestão, norteando a consciência profissional de cada envolvido, ao aprimorar a conduta e fortalecer a cultura de respeito nas relações e no exercício profissional diário.

"O Código de Ética e Conduta foi entregue a cada um dos colaboradores. Em 2019, os Conselhos, a Diretoria e as nossas equipes estão comprometidos em garantir transparência das nossas ações", avaliou o Diretor-Executivo da Autogestão, Leopoldo Jorge Alves Neto.

Mas, o que é compliance?

Comply, em inglês, significa "agir em sintonia com as regras", o que já explica um pouquinho do termo que vale para todas as esferas. Compliance, em termos didáticos, significa estar em linha com normas, controles internos e externos, políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. Significa assegurar que a empresa está cumprindo todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro das exigências de seu segmento.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box