terça, 28 de janeiro de 2020


Seg, 29 de Abril de 2019 23:57

Por que o leão é o mascote do Imposto de Renda?


O animal passou a ser usado como símbolo do Imposto de Renda a partir dos anos 80; Panorama recorda a curiosidade para lembrar que hoje, 30 de abril, é o último dia para entregar a declaração do IR exercício 2019, ano-base 2018...

Quase nunca lembrado pelos termos mais lisonjeiros, o Imposto de Renda nacional possui um mascote (se assim podemos chamá-lo) com certo carisma: o leão. Com o objetivo de tentar popularizar o imposto, a Receita Federal lançou no final dos anos 70, licitação para que agências publicitárias criassem um personagem que o identificasse.

O escolhido foi o felino, mas não aleatoriamente. Algumas de suas características foram relevantes para isso. Por exemplo, o fato de ser o rei dos animais, traz uma imagem de justiça e lealdade. Além disso, sua imagem a primeira vista representa imponência pacífica, podem sem ser bobo, e sempre avisa quando vai atacar.

Com o projeto aprovado, as peças publicitárias passaram a ser divulgadas a partir de 1980 com grande sucesso. Inclusive, apesar de não usar mais o animal em suas campanhas publicitárias, a Receita Federal, bem como o Imposto de Renda ainda são relacionados ao leão. (Esta matéria é do portal JusBrasil (no qual é possível rever as peças da campanha) e foi publicada por Studio Fiscal, sem citação do autor do texto)

Resultado de imagem para leão da receita federal

NR: Não há confirmação, mas parece evidente que a equipe de criação publicitária usou o mote  ‘o leão é manso’, originário de uma piada antiga. Para quem não conhece ou não lembra da anedota, ela narra a atitude de um cidadão no circo, sentado na arquibancada precária formada por duas tábuas com um vão entre ambas, justo no qual estavam os testículos do espectador. Lá pelas tantas o domador perdeu o controle do leão que pulou o cercado e foi em direção à platéia. Todos se levantaram para escapar e com a falta de peso as tábuas – que estavam vergadas – voltaram ao normal e prensaram os testículos do desditoso que não conseguia levantar e gritava “senta que o leão é manso!”, na esperança que as pessoas retornassem a seus lugares, as tábuas voltassem a vergar e assim liberar os membros íntimos... Nos comerciais da Receita a mensagem é de que o leão é manso para quem faz e declaração do IR direito e sem tentativa de fraude, mas vira fera com os sonegadores.

S5 Box