Sáb, 18 de Maio de 2019 11:23

Aumento dos royalties pagos por Itaipu anima moradores de Guaíra


Segundo estimativa da prefeitura, compensação financeira paga ao município deve chegar a R$ 50 milhões anuais.

O aumento dos royalties pagos pela Usina de Itaipu ao município de Guaíra, no oeste do Paraná, anima moradores da cidade. De acordo com a estimativa da prefeitura, os repasses ao município devem dobrar e atingir os R$ 50 milhões anuais.

No dia 10 de maio, foi sancionada uma alteração na lei que determina o pagamento de compensações financeiras aos municípios atingidos pela construção de Itaipu. Com o novo texto, Guaíra passa a receber uma porcentagem maior dos recursos.

"O Congresso Nacional fez justiça histórica com Guaíra, que contribuiu com seu bem maior, as Sete Quedas" afirmou o prefeito Heraldo Trento.

O ponto turístico desapareceu com o alagamento da região para construção da usina, na década de 80. Com isso, visitantes também deixaram de ir até a cidade. A justificativa da alteração da lei é que a mudança vai reparar a perda turística que o município teve.

"Antigamente quando tinha as Quedas aqui era bom demais. Vinha turismo de fora. Depois, acabou mesmo", afirmou o morador da cidade, José de Lima.

Aplicação dos recursos

A expectativa dos moradores é que o aumento da arrecadação seja convertida em obras na cidade.

"Guaíra está precisando de mais saúde e segurança. E vamos ficar de olho, já que pagamos nossos impostos certinhos", afirmou a dona de casa Ivone Lopes. (Do G1 PR)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box