quinta, 19 de setembro de 2019


Seg, 20 de Maio de 2019 15:46

Ucrânia dissolve Parlamento e antecipa eleições

O alegre presidente ucraíno O alegre presidente ucraíno

Eleito com 73% dos votos no mês passado e inexperiente na política, o humorista Volodymyr Zelensky, de 41 anos, assumiu a presidência da Ucrânia nesta segunda-feira (20) e anunciou a dissolução do Parlamento ucraniano já em seu discurso inaugural. A dissolução abre caminho para que o novo chefe de Estado ucraniano convoque eleições legislativas antecipadas, que Zelensky pediu para daqui a dois meses.

No pleito adiantado, seu novo partido poderá ter a chance de ingressar no Parlamento. As próximas eleições legislativas já estavam marcadas para outubro, já que Zelensky não detém o apoio da maioria no atual Parlamento ucraniano. Por isso, há controvérsias legais sobre o fato de ele ter ou não poder para iniciar o processo de convocação de eleições antecipadas.

"Eu dissolvo a oitava legislatura do Conselho Supremo da Ucrânia [Verkhovna Rada, o poder legislativo unicameral]", disse o recém-empossado presidente ucraniano durante a cerimônia no Parlamento em Kiev.

Volodymyr Zelensky durante sua posse no Parlamento em Kiev — Foto: Vladyslav Musienko / Serviço de Imprensa do Primeiro Ministro da Ucrânia/ AFP




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box