Ter, 28 de Maio de 2019 18:19

Saúde inaugura Caps, reabre a UPA Pinheirinho e cria mais funções para aplicativo

Secretária Márcia, na Câmara Secretária Márcia, na Câmara


 A reabertura da UPA Pinheirinho em um novo modelo de atendimento, a quarta fase do aplicativo Saúde Já Curitiba com a inclusão da função Meu Pré-Natal, a inauguração do Caps Tatuquara e o lançamento do protocolo da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida e da carteirinha do Pré-Natal da Família Curitibana foram apontados pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, como os destaques da área no primeiro quadrimestre. Os resultados foram apresentados nesta terça-feira (28/5), na Câmara Municipal.

Durante a audiência, a secretária também abordou desafios, avanços, metas e indicadores da Saúde e esclareceu questionamentos dos vereadores.

Entre os indicadores destacados está o da mortalidade infantil. “Ao contrário de muitos municípios que estão vendo sua mortalidade infantil subir, Curitiba continua diminuindo. Quando esta gestão assumiu, a taxa estava em 8,7 mortes a cada mil nascidos vivos. Em 2018, fechou em 8,2”, explicou.

Márcia solicitou apoio à Câmara para convocar a população prioritária para se vacinar contra a gripe nas unidades de saúde. “Principalmente crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, doentes crônicos e gestantes, que são os grupos que apresentam as menores coberturas”, ressaltou.

A secretária também pediu apoio dos vereadores junto às lideranças dos bairros para orientar a população a não ficar na fila das unidades de saúde na madrugada. “Nossas equipes estão preparadas para atender em todo o período de funcionamento da unidade, não é preciso ficar na fila da madrugada", disse ela. "O aplicativo Saúde Já é uma ferramenta para marcar o atendimento. Além dele, a pessoa pode procurar diretamente a unidade de saúde, em qualquer momento do seu funcionamento, que ela será acolhida.”

Prestação de contas

A apresentação de Márcia aos vereadores cumpre uma determinação legal, de prestação de contas quadrimestral, conforme previsto na lei complementar federal 141/2012. Esta foi a segunda realizada neste ano. Desta vez, o escopo foi o primeiro quadrimestre de 2019 – a anterior, realizada em fevereiro, abordou o balanço do último quadrimestre de 2018.





Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box