quinta, 12 de dezembro de 2019


Sex, 06 de Setembro de 2019 16:17

BRDE financia contrapartidas financeiras de municípios


Primeira operação foi de R$ 2 milhões para Almirante Tamandaré, na RMC. Modelo operacional é inédito e ajuda municípios a aportar contrapartidas para contratação de financiamentos ou recursos a fundo perdido.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) passa a financiar contrapartidas financeiras de municípios em obras e aquisições. Nesta semana, o diretor de Operações do Banco, Wilson Bley Lipski, e o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, se reuniram com o secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, para assinar contrato de financiamento no valor de R$ 2 milhões, concedidos pelo BRDE ao município para execução de projetos de infraestrutura e melhoria dos serviços públicos.

O modelo operacional é inédito e visa apoiar os municípios no momento de aportar as contrapartidas financeiras necessárias para contratação de financiamentos ou o recebimento de emendas e recursos a fundo perdido.

“A operação é um marco para o BRDE, pois o Banco passa a atender uma antiga reivindicação dos prefeitos, o financiamento de contrapartidas”, disse Lipski. A solução oferecida pelo BRDE possibilitará que municípios com dificuldades de caixa possam contratar com mais agilidade e eficiência a execução de seus projetos.

O diretor destacou, ainda, que há muitos casos em que o município não conta com recursos para fazer frente a suas obrigações, e isso inviabiliza o repasse de recursos de emendas ou mesmo a fundo perdido. “O BRDE, como uma instituição financeira pertencente ao Estado do Paraná, vem para resolver este gargalo”.

Como resultado dos recursos repassados pelo BRDE, Almirante Tamandaré fará a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lamenha Grande, localizada na Avenida Wadislau Bugalski. Também vai possibilitar a construção de outras três novas unidades: Graziela, São João Batista e Tamboara.“As obras vão contemplar diretamente a população e promover o desenvolvimento local além de melhorar a mobilidade urbana”, assegurou o secretário Ortega.

O prefeito também quer beneficiar a área de educação, com a construção do Centro de Educação Infantil (CMEI) Areias, que será erguido na rua Ubaldino Teixeira de Faria.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box