segunda, 14 de outubro de 2019


Sex, 27 de Setembro de 2019 13:17

INFORMAÇÃO DE INTERESSE PARA TODOS OS CURITIBANOS


As informações seguintes fazem parte do conteúdo da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba. Confira:

Educação infantil

Novo edital de credenciamento ampliará número de vagas em creches contratadas.
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Novo edital de credenciamento ampliará número de vagas em creches contratadas

Para reduzir a fila de espera na educação infantil, a Prefeitura de Curitiba abriu, nesta quinta-feira (26/9), um edital para credenciamento de instituições privadas ou comunitárias que atenderão, prioritariamente, crianças de zero a três anos de idade a partir de 2020.

O credenciamento está disponível em Diário Oficial 185, publicado em 26 de setembro de 2019.

As vagas devem contemplar a execução de todas as atividades e serviços necessários ao bom atendimento às crianças encaminhadas pelo município. Poderão participar todas as entidades educacionais privadas e/ou comunitárias situadas em Curitiba devidamente autorizadas para esse tipo de atendimento.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, enfatiza que as vagas adquiridas serão ofertadas para aquelas crianças que são da lista de espera da rede municipal.

“Agora é a Secretaria Municipal da Educação que encaminha a criança a ser matriculada na instituição contratada e isso garante a priorização de atendimento para a criança que está na nossa lista de espera”, disse Maria Sílvia.

Créditos do transporte

Terminais do Santa Cândida e Pinheirinho começam a fazer recarga do crédito do transporte dia 30. 
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Recarga nos terminais Santa Cândida e Pinheirinho começa nesta segunda

Os usuários do sistema de transporte de Curitiba poderão comprar créditos do cartão-transporte também nos terminais de ônibus. Os terminais Santa Cândida e Pinheirinho serão os primeiros a implantar o sistema, que vai estar disponível a partir da próxima segunda-feira (30/9).

Por dia circulam pelo terminal do Pinheirinho 130,3 mil pessoas. No Santa Cândida, são 39,5 mil pessoas nos dias úteis, de acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs).

“A medida vai facilitar a vida do usuário. Ele recarrega o cartão no terminal e já pode usar o crédito imediatamente”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O sistema de recarga de créditos será instalado gradativamente nos 22 terminais de ônibus da cidade.

A recarga não terá custo e será validada imediatamente. Por mês, circulam cerca de 15 milhões de passageiros na rede de transporte de Curitiba.

Mário Tourinho

Trânsito flui bem na região da obra da trincheira. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Trânsito flui bem na região da obra da trincheira

As mudanças implementadas no trânsito em decorrência da obra da trincheira da Mário Tourinho, que bloqueou a Avenida Nossa Senhora Aparecida, foram bem absorvidas pela maioria dos motoristas, na avaliação da Superintendência de Trânsito (Setran).

Segundo a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, as medidas tomadas pelo município para minimizar os impactos da obra têm mostrado resultado, apesar de mais lentidão em alguns trechos pontuais. Foram alterações na sinalização, nos tempos de abertura e fechamento dos semáforos e alterações de sentido em ruas.

“O que nós observamos nesses primeiros dias é que os motoristas estão procurando caminhos alternativos, não sobrecarregando demais as vias impactadas pela limitação do tráfego”, diz.

“Assim, o próprio motorista não perde tanto tempo no trânsito”, acrescenta Rosangela. Ela reforça, no entanto, a necessidade de se evitar a região, de forma a evitar transtornos, até a conclusão da obra, prevista para abril de 2020.

Confira aqui as opções de desvio.

As medidas incluem sinalização de desvio nas principais ruas afetadas, presença de agentes de trânsito orientando o fluxo, atualização constante do aplicativo Waze e abertura de canais de informação. Há uma página especial no site da Prefeitura, um site específico da trincheira, tira-dúvidas por WhatsApp e a Central 156 de Atendimento ao Cidadão.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box