quinta, 17 de outubro de 2019


Seg, 30 de Setembro de 2019 13:13

CIDADES INTELIGENTES: Curitiba apresenta iniciativas do Vale do Pinhão em fórum internacional


As iniciativas de Curitiba como cidade inteligente foram destaque do  1º Fórum Brasileiro de Fab City, durante a São Paulo Maker Week, na capital paulista, no último fim de semana. Durante dois dias, representantes de cidades que integraram o movimento internacional de smart cities dividiram experiências.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, contou que várias ações estão sendo desenvolvidas pelo Vale do Pinhão.

“O movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação está mobilizado para levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade, além de apoiar startups com potencial para melhorar a vida das pessoas”, disse.

A presidente da Agência Curitiba participou do painel "Somos Fab City, e agora?", ao lado de representantes de São Paulo, Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). “A inovação só vale quando é compartilhada e se transforma em processo social", reforçou.

Cris Alessi enumerou iniciativas da Prefeitura de Curitiba como os Faróis do Saber e Inovação, com suas impressoras 3D e cultura maker; o primeiro Fab Lab do município, espaço de capacitação industrial digital na Rua da Cidadania do Cajuru; o aplicativo Curitiba APP; as hortas comunitárias; o apoio às empresas que investem em tecnologia através da redução do ISS; e a educação empreendedora ministrada na rede pública municipal.

Fab City

Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a aderer a rede global Fab City, em 2017. Lançado pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o movimento reúne 34 cidades do mundo, sendo cinco brasileiras atualmente.

“É uma rede que busca um novo modelo urbano, sendo localmente produtivas e globalmente conectadas. O objetivo é que as cidades sejam autossuficientes e sustentáveis, mudando as formas de consumo e produção”, salienta Cris.

Participaram o evento internacional Tomas Diez, diretor do Fab Lab Barcelona no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e fundador do movimento Fab City; Raquel Peñalosa, presidente da Communautique, empresa que está organizando o próximo encontro do Fab City em Montreal (Canadá), em 2020; e Alessandra Maria de Albuquerque Reis, coordenadora de Projetos da Agência Curitiba.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box