quarta, 13 de novembro de 2019


Sáb, 02 de Novembro de 2019 13:06

FGV promove seminário sobre gestão escolar com foco na aprendizagem


O Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE) e o Itaú Social promovem no dia 5 de novembro o seminário Gestão Escolar para Aprendizagem de Todos e Todas. Durante o evento, que será realizado na FGV, em São Paulo, será debatida a gestão voltada para a aprendizagem, inclusive como mecanismo de inclusão social.

"Compartilhamos a ideia de que as secretarias de educação devem promover uma organização que desonere os gestores de escolas de atividades administrativas, como questões de infraestrutura, alimentação, transporte, de forma que eles possam se dedicar com maior intensidade à gestão do aprendizado", explica o diretor da FGV DGPE, Prof. José Henrique Paim.

Para pôr em prática esse modelo de gestão, Prof. Paim destaca que é preciso conhecimento aprofundado da rede de ensino e das escolas, além de indicadores de avaliação para que professores, diretores e secretários firmem compromisso com o aprendizado; cada um desses atores dentro da sua esfera de competência. "Os professores assumem esse compromisso para com seus alunos; os diretores para com as turmas da sua escola; e o secretário para com as escolas sob sua gestão", explica Prof. Paim.

A gestão voltada para a aprendizagem permite identificar gargalos da aprendizagem que surgem ao longo do processo. "Dependendo da dificuldade encontrada, pode-se recomendar formação de professores, revisão da prática pedagógica, mudanças no material de ensino. O importante é que todos aprendam e ninguém fique para trás", conclui Prof. Paim.

Seminário Gestão Escolar para Aprendizagem de Todos e Todas
Data: 5/11
Horário: 9h
Local: Auditório FGV 9 de Julho (Rua Itapeva, 432 - Bela Vista)
Inscrições: https://evento.fgv.br/dgpe

PROGRAMAÇÃO

8h -- Credenciamento e Welcome Coffee

9h -- Abertura
Angela Dannemann (Superintendente da Fundação Itaú Social)
José Henrique Paim (Diretor do FGV DGPE)

9h20 -- Mesa: Gestão Escolar para a aprendizagem de todos e todas
Mediadora: Sofia Lerche (FGV DGPE)
Palestrantes: Jaana Nogueira (FGV DGPE), Mauricio Ernica (Unicamp) e Tiana Tapety (Secretária Municipal de Educação de Oeiras)

11h30 -- Encerramento
Angela Dannemann (Superintendente da Fundação Itaú Social)
José Henrique Paim (Diretor do FGV DGPE)




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box