Sex, 06 de Dezembro de 2019 10:33

PLANEJAMENTO - Concitiba avalia andamento dos Planos Setoriais


Na 55ª reunião do Conselho da Cidade (Concitiba), realizada nesta quinta-feira (5/12), técnicos da Prefeitura apresentaram os trabalhos de atualização dos Planos Setoriais que compõem o Plano Diretor de Curitiba.

São sete planos que fazem parte do Plano Diretor e estão em andamento as atualizações de seis deles (Mobilidade e Transporte Integrado, Habitação e Regularização Fundiária, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Ambiental e de Conservação da Biodiversidade, Defesa Social e Defesa Civil). O Plano de Saneamento Básico já foi revisado e aprovado.

Os Planos Setoriais tiveram a sua última atualização em 2008. Do ano passado até aqui foram realizadas 30 reuniões das Câmaras Temáticas do Concitiba tendo os planos setoriais em pauta.

A atualização será feita em etapas: diagnóstico, propostas e priorização das propostas. A fase atual é a de diagnóstico. No processo de finalização, os planos serão apresentados em consultas públicas e, posteriormente, promulgados por ato administrativo.

“No ano passado fizemos 22 reuniões temáticas dos planos setoriais e neste ano, sete. Também realizamos neste ano dois seminários para o recebimento de contribuições”, explicou o coordenador da revisão dos Planos Setoriais, Miguel Roguski.

Nas apresentações desta quinta, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os coordenadores dos planos setoriais apontaram o cenário de cada área, os avanços obtidos em relação ao plano vigente e os desafios.

O Plano Setorial de Desenvolvimento Ambiental e Biodiversidade de 2019 foi apresentado por Leny Toniolo, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; o de Habitação e Regularização Fundiária, por Adriana Garcia Matias, do setor de Uso do Solo da Diretoria de Planejamento do Ippuc; o Plano Setorial de Mobilidade (PlanMob 2019), por Olga Prestes, do setor de Transportes do Ippuc; o Plano Setorial de Defesa Social, por Susana Costa, da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito; o de Desenvolvimento Social, por Márcia Carvilhe, da coordenação de dados socioeconômicos da Diretoria de Informações (DIN) do Ippuc; e o Plano Setorial de Desenvolvimento Econômico, por Márcia Krama, também da DIN do Ippuc.

Presenças

Das entidades participantes no conselho estiveram representadas o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR); a ONG Terra de Direitos (TDD), a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), o Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PR), a Associação de Moradores Saturno, o Centro Comunitário Alto Bela Vista.




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box