Sáb, 14 de Dezembro de 2019 01:04

Vitória de Boris Johnson pode dar fôlego ao separatismo na Escócia e na Irlanda do Norte?

Manter a União será um dos grandes desafios do novo premiê, uma vez que Brexit e resultados eleitorais dão impulso a vozes nacionalistas e separatistas em dois locais-chave.


O Partido Conservador, do premiê Boris Johnson, foi o grande vencedor das eleições britânicas de quinta-feira (12), abocanhando 365 assentos de um total de 650 no Parlamento e avançando sobre tradicionais redutos dos trabalhistas.

Mas outros dois destaques do resultado final são o Partido Nacional Escocês (SNP), que avançou e ficou com 48 assentos, e o Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte (DUP), que recuou (ficou com 8 assentos) e cedeu espaço para formações favoráveis à unificação das Irlandas.

Os resultados confirmam que, para além do Brexit, manter o Reino Unido, de fato, unido será um dos grandes desafios do novo governo de Johnson.

Esse desafio será particularmente grande na Escócia, onde o SNP só perdeu 11 dos 59 assentos parlamentares em disputa, superando concorrentes tanto conservadores como trabalhistas e liberais-democratas.

E o SNP fez isso prometendo usar a força renovada para pedir um segundo plebiscito sobre a independência da Escócia.

"Boris Johnson tem o mandato de tirar a Inglaterra da União Europeia, mas tem de aceitar que eu tenho o mandato de dar à Escócia a possibilidade de optar por um futuro alternativo", disse, em seu discurso de celebração, a líder do SNP, Nicola Sturgeon, primeira-ministra escocesa.

"A Escócia enviou uma mensagem muito clara."

Sturgeon afirmou que iniciará nos próximos dias os trâmites legais para pedir que o Parlamento organize um segundo plebiscito independentista (no anterior, em 2014, a maioria dos escoceses votou por permanecer no Reino Unido).

E, embora Johnson tenha dito que vetará a votação, a imagem de um governo conservador inglês ignorando uma eleição democrática entre escoceses provavelmente fomentaria anseios separatistas.(Por BBC)

 

S5 Box